"ALFENA JÁ RESPIRA SAÚDE" - APONTAMENTOS...
Despoluir o Leça, foi a "bandeira" do (agora) Vereador Arnaldo, enquanto vestiu a "camisola amarela" dos Unidos por Alfena. Promoveu reuniões, organizou grupos de voluntários, dinamizou os alfenenses para essa tarefa nobre de devolver o rio às populações em condições aceitáveis de fruição - até deu um valente trambolhão quando levava a cabo uma dessas mediáticas acções...
Pelo que se começa a ver, tudo não passou de puro marketing tendente à promoção da sua ascensão ao "estrelato" Municipal:
Os focos conhecidos de inquinação do nosso Leça - na parte que a Alfena diz respeito - são conhecidos e mantêm-se inalteráveis (será porque envolvem amigos e correligionários, ou isso é pura coincidência?)
As fotos que se seguem, captei-as hoje junto ao passadiço do moinho velho - quase nas traseiras da casa da Junta, próximo da entrada da viela que desemboca na Rua de S.Vicente - e são a prova do "crime", isto é, há alfenenses que foram obrigados e bem a ligar o saneamento (com prazos impostos e taxas que se aproximaram do "roubo") e outros, que por uma ou outra razão, mas seguramente com a conivência dos nossos empenhados autarcas, foram "dispensados" dessa maçada e continuam a enviar a porcaria directamente para o rio.
Aquilo que a cheia fez transbordar até saltar a tampa, não engana - nem pelo aspecto físico nem pelo cheiro dos detritos que transbordaram para o campo: Quem descarregou o autoclismo, nem se deu ao cuidado de deitar o papel no balde...
Agora só há um pormenor que me intriga e que é o de nem se disfarçarem as identificações das tampas das caixas - "ÁGUAS RESIDUAIS"?!