JUNTA DE ALFENA - AS SESSÕES "SUMARÍSSIMAS"...
Ontem foi dia de reunião pública do Executivo da Junta de Freguesia de Alfena - 2ª. ou 3ª. reunião do actual mandato segundo creio.
Não existe por isso ainda uma ideia consolidada para aquela que vai ser a rotina destas reuniões, mas já dá para ver um pouco daquilo que vai ser o fio condutor das mesmas: Ordem do Dia conduzida de forma expedita pelo Dr. Palhau, discussão frugal ou inexistente por parte dos restantes membros - que para alguma coisa há-de servir a composição "unicolor" do elenco...
Ainda que mal comparado, quanto mais avançamos no calendário e no número destas reuniões, mais as mesmas me sugerem os processos "sumaríssimos" do futebol (ou ainda, em diferente contexto, o pastor a conduzir com voz firme e "convincente" cajado, o obediente rebanho...).
Claro que neste caso resta-nos apesar de tudo a parte que se refere às intervenções do Público, onde os fregueses interessados em participar minimamente na discussão e resolução dos problemas da sua terra têm direito ao seu pequeno quinhão de "tempo de antena".
Ontem, por sinal com muito mau tempo, estiveram bastantes fregueses e - pormenor curioso - quase todos para dar os parabéns à Junta pelo trabalho desenvolvido na resolução de alguns problemas provocados pelas últimas cheias!
Correndo o risco de parecer desagradável e "mal agradecido", mesmo assim arrisco a pergunta: "mas não foi para isso que os seus membros foram eleitos?"
Não é que seja errado transformar esta parte das reuniões em sessões de "culto" e "adoração" ao líder - nem se pode de forma alguma coarctar o direito das pessoas a intervirem - ainda que apenas para se repetirem uns aos outros na expressão do louvor, mas lá que foi curiosa a "mobilização" ocorrida ontem, isso foi!