ALFENA - O DINHEIRO OU A VIDA...
Financiamento das freguesias
Orçamento das juntas é sacrificado para pagar os salários dos autarcas
JORNAL DE NEGÓCIOS
O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) fez a denúncia na passada sexta-feira: os presidentes de junta em regime de permanência ainda não receberam qualquer remuneração desde o início do ano.
O Negócios foi tentar perceber, junto de quatro grandes freguesias (mais de 20 mil habitantes), de que forma é que os autarcas estão a contornar a falta de financiamento governamental. A respostas foi sempre a mesma: os orçamentos das juntas têm acolhido as despesas com as remunerações dos presidentes.
Pois...
Em Alfena, com o nível das taxas aprovadas na última revisão, nenhum alfenense acredita que o seu Presidente de Junta esteja sem receber - nem ele nem o adjunto com quem divide o ordenado de autarca...
Apenas um pequenino exemplo (entre muitos possíveis) do nível de exploração a que esta boa gente de Alfena está sujeita e que me chegou hoje via email, da parte de um alfenense atento:
"sabia que para se fazer uma cópia autenticada aqui em Alfena a Junta cobra 10,80 euros e na freguesia de Vermoin Maia aqui ao lado cobram 5 euros?
Foi quanto ficou a autenticação de um bilhete de identidade... olhe só a diferença!"
Por isso é que (ainda) ninguém ouviu o nosso granítico autarca queixar-se de "salários em atraso"!
A sorte deles, é que os alfenenses só vão dando pelo roubo aos poucos - conforme vão tendo de recorrer aos Serviços - caso contrário, já teriam organizado uma qualquer revolta popular para depor os exploradores!
Para quem tenha tempo e possibilidade, sugiro uma pequena análise comparativa entre as tabelas praticadas por Alfena (ver site) e as de algumas freguesias vizinhas - incluindo as nossas "irmãs" do próprio Concelho...