VALONGO E ALFENA - "PROMETE APENAS O IMPOSSÍVEL"...
Ouvimos com frequência - sobretudo em política (...arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação - política interna, ou aos negócios externos - política externa - Wikipédia) - esta frase batida mas que faz todo o sentido: "promete apenas o que possas cumprir"...
Bem... faz sentido com algumas excepções que um dia terão seguramente à sua espera o chamado "caixote do lixo da história"!
E uma das excepções - uma "pequena" adaptação, tem vindo a ser feita pelos nossos políticos mais próximos - Alfena e Valongo - e que pode ser dita desta maneira: "Se prometeres apenas o que podes cumprir, logo que o tenhas feito, dir-te-ão que não fizeste mais que o teu dever! Promete o impossível, aquilo que nunca poderás cumprir, mas faz com que acreditem que estás a fazer tudo para o realizar. Verás durante muito tempo à tua volta uma multidão de crédulos dispostos a defender-te e a encontrar sempre uma qualquer explicação para os teus "inêxitos"!
Perceberão o que quero dizer com (por enquanto) estes pequenos recortes da acta de uma reunião pública de Câmara: