URBANISMO E TRÁFICO DE DROGA - A MESMA "RENTABILIDADE"...
O recorte consta da edição online do JN de hoje e o assunto abordado pelo ex-autarca do PSD na Câmara do Porto onde foi Vereador do Urbanismo numa conferência em Almada sobre o tema "corrupção nas Autarquias", não constitui - infelizmente - surpresa para a maioria dos portugueses.
Desde há muito que se sabe como é que são "alimentadas" as máquinas dos Partidos do chamado "arco do poder" e em Valongo sabêmo-lo se calhar, melhor do que ninguém.
Se a tal conferência, em vez de ser em Almada tivesse tido lugar entre nós, provavelmente a maioria dos os participantes acabaria a cabecear de tédio, perante este tipo de evidências que em Valongo já se tornaram de tal forma "a norma" que (quase) nem damos por elas.
Não é por acaso, que a Câmara de Valongo esteve durante muito tempo - e não sei se ainda está - em segundo lugar no "ranking" dos ajustes directos e também sabemos, por termos debatido exaustivamente há pouco tempo atrás, o "plano de saneamento financeiro" da Câmara, das razões que conduziram ao descalabro.
Claro que se Passos Coelho levar por diante - por imposição da Troika - a sua ideia de reduzir municípios e freguesias, alguma coisa vai melhorar ao nível nacional, mas como Valongo provavelmente não será atingida pelo "downgrade", o que verdadeiramente interessa, é alterar o sistema e mudar de paradigma, retirando das mãos corruptas dos autarcas que restarem, a "varinha de condão" capaz de transformar terrenos e áreas sem valor, em "ouro de lei"!