"PAÍS DE ARAQUE" - EM FRENTE POR UMA NOVA RESTAURAÇÃO!
Os brasileiros têm uma expressão que neste momento conturbado que Portugal vive, nos encaixaria que nem uma luva: "País de araque"!
É verdadeiramente aquilo em que ao longo destes 37 anos, alguns de entre os piores que compõem a geração de que fazemos parte, transformaram este pequeno rectângulo com alguns apêndices atlânticos onde as asneiras da "metrópole" são replicadas ou mesmo ampliadas, que nos foi legado pelos nossos avós e onde os Palácios com História são agora versões e modernas e recondicionadas da caverna dos "quarenta ladrões do Ali Babá".
Portugal precisa, mais do que "financiamentos" que no fundo não passam do retorno parcial - muito parcial - da espoliação de que temos andado a ser vítimas:
Desmantelamos a agricultura, para comprar aquilo que produzíamos, aos países onde ela se faz de forma intensiva e sem cuidados especiais de qualidade, desmantelamos as pescas para comprar àqueles que têm autênticas "fábricas de peixe", desmantelamos a indústria de construção naval, para deixar-mos - aqui sim - de competir com vantagem com "parceiros" desta Europa selvagem, desmantelamos a indústria têxtil, porque a Europa dos "direitos" se esteve marimbando para a concorrência que a China, a Índia e outros Países onde os direitos são uma abstracção nos faziam.
A essa Europa que seria suposto ser solidária, tanto lhe dá comprar em Portugal, com qualidade e apesar de tudo, com direitos e portanto, um pouco mais caro, como comprar os produtos vindos de autênticos Países/prisão onde a mão de obra não é remunerada mas apenas mantida a um nível mínimo de subsistência para continuar a produzir de forma intensiva.
A maioria dos nossos políticos e gestores públicos, foi clonada a partir dos congéneres do que de pior a Europa e o mundo tem produzido e por isso, não é para admirar que os vejamos transformados em espécie de bonecos articulados, fazendo genuflexões ou esgares a imitar sorrisos, sempre que vão ao beija mão dos seus tutores - "santos" que não merecem ser adorados, porque eles sim, usando a expressão brasileira, são claramente "de araque"!
Portugal merece - pela sua História, pelo contributo que tem dado ao mundo e à tal Europa "de araque", libertar-se desta geração de "Filipes" e realizar a sua nova Restauração!
E não se trata - nem de perto nem de longe, de dizer - como alguns começam já a balbuciar timidamente - "volta Salazar, estás perdoado"!
A Democracia não é perfeita, mas ainda é o menos imperfeito de todos os sistemas políticos e só fazendo uso de todos os instrumentos que ela nos proporciona, é que nós conseguiremos vencer os "Filipes" e os "Miguéis de Vasconcelos" que por aqui os apoiam.
Portugal, merece ser um País - sem "aspas" - não de fraque mas muito menos ainda, "de araque"!