A "NOITE DE CRISTAL" - HÁ 73 ANOS...
Quando o visitei, não havia prisioneiros - era um Museu e só havia visitantes e funcionários...
Mas o espírito dos primeiros parecia pairar ainda em toda a envolvente do local.
Tudo começou naquela noite de 9 de Novembro de 1938 que ficou conhecida como a "noite de cristal" (Kristallnacht) e a designação tem a ver com as acções organizadas e executadas por uma milícia - a Sturmabteilung (SA), que tinham ordens para vestidos à civil e assim darem a ideia de que se tratava da revolta da população contra os judeus, atacarem sinagogas, partirem montras de lojas - daí o nome "noite de cristal (ou dos), destruírem casas, matarem pessoas de origem judia.
Citando a Wikipédia, numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentração. 7500 lojas judaicas e 1600 sinagogas foram reduzidas a escombros.-se de uma resposta do regime foi a resposta ao assassinato de Ernst von Rath, um diplomata alemão em Paris, por Herschel Grynszpan, um judeu polaco, condenado múltiplas vezes a deportação da França.
Não sei se quando o visitei em Outubro de 1979 - o espírito de alguns daqueles que pereceram nessa noite e nas muitas outras que se lhe seguiram, andariam por ali. Não tenho sequer a ideia se Buchenwald terá sido dos primeiros a servir de "acolhimento" às vitimas do projecto de um louco que nem deveria ter nascido.
Mas sei que ao contrário do que afirma um outro louco ainda vivo - Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irão - não se tratou de ficção aquilo que começou nesta mesma noite há 73 anos!
Hoje, se fosse crente, rezaria uma oração. Porém, não o conseguindo fazer - rezar a um Deus que permitiu que Hitler tivesse sobrevivido na hora do parto e sobretudo, que tivesse conseguido levar tão longe a sua loucura - vou-me recolher durante um minuto que seja em memória daqueles cujo espírito eu consegui pressentir em Buchenwald em Outubro de 1979!