JUNTA DE FREGUESIA DE ALFENA - AINDA A "GUERRA" COM A CÂMARA...
Volto uma vez mais ao comunicado dos Unidos, para uma apreciação crítica do mesmo.
Não no que se refere ao seu conteúdo, que sobre esse, não teria muito para escrever, mas no que ele significa - ou pode significar - em termos de novo "paradigma" no relacionamento do Órgão Junta de Freguesia, com um outro Órgão - a Câmara Municipal.
De facto, ontem não atribuí especial significado àquele papel branco, sem um pequeno "logótipo" que fosse, sem nenhuma preocupação relativamente à apresentação gráfica do mesmo.
Aquilo que me veio de imediato à ideia, foi aqueloutro panfleto distribuído aquando do início das portagens nas SCUT, a propósito dos pórticos na A41, na altura atacando o vice Presidente da Câmara.
Hoje visitei a página da Junta de Freguesia na Internet - a parte em que não é preciso estar inscrito, indicando o BI, o NIF, o nome do cão, do gato e do periquito se existirem - quando deparei com o mesmo texto, já não dos UPA mas do Órgão Junta de Freguesia ("A JUNTA DE FREGUESIA INFORMA OS ALFENENSES"). Como é óbvio, apercebi-me logo da diferença e comecei a matutar sobre o que é que esta gente andará a tramar...
Se eu me juntar a meia dúzia de correligionários identificados com a Associação de cuja Direcção faço parte - a Coragem de Mudar - e nos apetecer escrever uma "bacorada" qualquer - isto por mera hipótese académica, porque nós não escrevemos "bacoradas" - e depois nos identificássemos no panfleto, no comunicado, na comunicação ou no que quer que lhe quiséssemos chamar, como membros da Coragem de Mudar, isso teria uma relevância muito relativa ou nenhuma. Mas se pelo contrário, o mesmo texto aparecesse na nossa página oficial na Internet ou no Facebook, aí a dimensão já seria bem diferente.
Se eu e mais dois ou tês compinchas acusar a Câmara de "roubo" - mesmo que lhe coloque umas convenientes aspas, isso tem um peso, mas se for a Associação Coragem de Mudar a fazer coisa idêntica a importância muda de figura.
É que o Comunicado da Junta de Freguesia de Alfena, termina assim:
É impressão minha ou estamos na antecâmara da "terceira guerra mundial"?