CÂMARA DE VALONGO - REUNIÃO DA "MASSA FALIDA"...
A pública reunião de Câmara que hoje teve lugar, foi do tipo rapidinha - até parece que não existem mesmo assuntos relevantes para decidir - e não pôde contar com as presenças nem de Sua Excelência nem do inefável Vereador alfenense recentemente despromovido.
Por parte da oposição, a ausência também do Dr. Pedro Panzina - sem desprimor para os restantes, a verdade é que com a sua presença, mesmo sem assunto, é sempre possível introduzir alguma animação nestas reuniões.
Mas sobre a falta de assunto (?) o Engº. João Ruas que substituiu Pedro Panzina, em poucas palavras, caracterizou o actual período de baixa produção da Câmara: "olhando para as Ordens de Trabalhos das últimas reuniões, ficamos com a ideia que a Câmara entrou num processo de insolvência e que nós estamos aqui apenas como meros administradores da massa falida"...
A imagem é feliz, mas a sua correspondência com a realidade deve entristecer-nos - porque o que menos falta em Valongo, são problemas para resolver.
Entretanto, e como a Câmara continua a não ter orçamento, está tudo dependente de uma esperada e hipotética linha de financiamento do governo para o saneamento financeiro das autarquias que ajude a resolver - no caso de Valongo - os desmandos cometidos ao longo destes últimos mandatos do Dr. Fernando Melo.
Quem desconhecer aquilo de que falo ou discordar do termo "desmandos", pode sempre consultar os últimos anos de "ajustes directos" publicados na plataforma governamental BASE (AQUI) onde os encontrará (aos "desmandos") de todos os feitios e para todos os gostos.
Claro que o Município de Valongo não é caso único na BASE, mas parece bem posicionado em termos de ranking...
No ponto reservado ao público, apresentei 3 ou 4 questões retiradas da imensa lista referente a Valongo, constantes de pequena recolha que ontem fiz, cujo recorte reproduzo a seguir e para as quais espero uma explicação da Câmara em termos de detalhe numa próxima reunião.