VALONGO - ONDE PARA O PDM?
Ainda a propósito da última reunião de Câmara:
Referindo-se à pobreza de conteúdo das últimas reuniões de Câmara, o Engº joão Ruas da Coragem de Mudar apontou como exemplo a falta de informação e de debate por parte dos Vereadores, sobre o que anda a ser discutido na revisão do PDM, relativamente à qual e em boa verdade, o valonguense comum, que inclui os Deputados e Vereadores da oposição, pouco ou nada sabem.
Pois bem: O que é feito então da revisão do PDM? Que acções decorrem neste momento e que os valonguenses não possam ou não devam conhecer? - sim porque no sítio da Câmara não há qualquer tipo de informação sobre o assunto.
É que esta é uma questão sensível e todos os eventuais interessados que eventualmente possam ser abrangidos por alterações ao Plano Director, deveriam poder acompanhar a evolução dos trabalhos de revisão.
Afinal, embora a lei imponha uma administração aberta em que todos sejam tratados por igual, pelos vistos - e tanto quanto vamos sabendo por portas travessas - existem uns que são mais iguais outros. Foi assim que o mega negócio da NOVIMOVEST pôde render para alguns aquilo que rendeu e para outros não passou de negócio de amendoins.
Aqui e com toda a franqueza, as culpas têm de ser divididas entre a Câmara e a Assembleia Municipal - que aliás, tem um representante seu na Comissão de acompanhamento - porque verificando que a Câmara subrepticiamente omite informação relevante aos munícipes, deveria ela própria tomar a iniciativa de a disponibilizar publicamente.
Esperemos que o venha a fazer, a bem da transparência, da salvaguarda da independência que deve existir entre os dois Órgãos e na defesa dos interesses de todos os valonguenses.