PS VALONGO - AFONSO LOBÃO CONTRATA 'MÃO DE OBRA EXTERNA'...
PS de Valongo (facção Afonso Lobão) pede ajuda ao PSD de Alfena (facção Arnaldo Soares, Sérgio Pinto e Camilo Moreira)
A vida não está fácil para ninguém e Afonso Lobão que o diga: precisa urgentemente de angariar militantes que possam garantir-lhe a eleição para nº. 1 da Comissão Política Concelhia e a militância já não é o que era.
Uns: "ah! sabe como é Dr... e tal, não posso porque tenho de fazer o jantar - ou lavar a loiça ou ver o jogo da bola - e não me dá jeito. Mas de resto, conte comigo, como sempre...".
Outros, mal o avistam e adivinhando que vem aí cravanço de tarefas militantes, sobem a gola do casaco, puxam o boné para os olhos e fingem que estão a ver o detalhe do preço de um artigo na montra de uma qualquer loja: "safa! foi por pouco! desta já me safei".
Daí que o homem, começando a ver os prazos a ficarem apertados e o rival ainda instalado na máquina, a ganhar-lhe vantagem, não tenha tido outro remédio senão lançar mão de medidas absolutamente excepcionais: 'se em casa não te dão o que precisas é perfeitamente natural (!) que o busques fora'.
Essa a regra que faz funcionar as casas de alterne, garantindo o sustento de muitas famílias e não há mal nenhum, que com as devidas adaptações, o Dr. Afonso Lobão a tenha aplicado aqui em Alfena.
Arranjou por isso uns PSDs 'alternadeiros' - daqueles que costumam alternar entre o laranja deslavado e o amarelo dos independentes UpA - umas alminhas que se prontificaram a fazer uns contactos e arranjar os nomes necessários para encher a lista de que ele tanto carece.
Isto só prova, que na política, quando os interesses são convergentes, não há cores que separem - e como parecem convergentes os interesses que aparentam uni-los!
Dr. Arnaldo Soares, Camilo Moreira & oficial de ligação à Câmara, professor José Miranda, participação esporádica do Dr. Afonso Lobão e ala para o terreno, que o tempo urge!
Que projectos comuns serão capazes de juntar toda esta 'gente ilustre' e mais alguma que tem sido um pouco mais discreta, no mesmo pelotão?
Que espécie de compromissos (ou acordos de cavalheiros) terão cimentado este envolvimento militante e alegadamente desinteressado na ajuda a um adversário (teoricamente falando)?
Que Partido é este - o PS - um Partido com História, com Estatutos, com regras de funcionamento actualizadas, com disciplina e que é capaz de permitir - nem que seja por omissão - que um seu militante destacado possa recorrer a 'mão de obra externa' para contactar militantes no sentido de os aliciar para uma determinada lista?
Olhando para a 'montra' eu fico-me a imaginar como seria Valongo pós Fernando Melo, com o Dr. Afonso Lobão em maioria e Arnaldo Soares e Camilo Moreira respectivamente à sua esquerda e à sua direita!
Que os deuses se compadeçam dos valonguenses!