COISAS DO MEU PASSADO ...
Não é por acaso que África tem para mim uma inexplicável magia
Não é por acaso que a música, os ritmos das danças, sobretudo quando tudo isto 'casa' com a sonoridade mágica dos instrumentos tradicionais africanos, sempre me causam uma imensa nostalgia.
Apesar do contexto difícil em que os milhares de jovens foram passando por África (no meu caso, Moçambique) - forçados embora, violentados na sua liberdade de escolha que não tinham - África não representou só coisas más para nós. Representou também uma profunda oportunidade que todos tivemos de nos tornarmos amigos de uma forma tão especial que eu próprio, tenho dificuldade em traduzir por palavras - e não apenas amigos europeus, que essa amizade se estendeu a muitos africanos com quem pudemos conviver durante a nossa permanência porque não foi apenas de guerra feita a nossa vida!
Estou convencido, tenho mesmo a certeza, que mesmo os combatentes para quem nós teoricamente éramos o inimigo, mais tarde, vieram a compreender melhor que não nos limitamos a esse papel.
Eu sobretudo, no meu papel de furriel miliciano enfermeiro, gastava mais de metade da minha dotação em medicamentos, com a população civil - e juro que não tínhamos ninguém a averiguar se os doentes o feridos que nos pediam ajuda eram ou não familiares de combatentes!
África - Angola por onde passei, Moçambique onde estive mais de dois anos - como te amo!