"DESCALÇA VAI PARA A FONTE (...) FORMOSA, E NÃO SEGURA"...
Este espaço foi hoje visitado Pela Câmara Municipal de Valongo - sem ser 'às escondidas', e de forma assumida. Obrigado pela simpática visita. 'Sirvam-se' à vontade e voltem sempre...
Logo hoje por razões já AQUI explicadas, tive de chegar atrasado à reunião de Câmara!
Não sei se houve Porto de honra ou quiçá um copito de Barca Velha 1966 para comemorar o regresso do ilustre 'desaparecido em combate'.
A verdade é que hoje, sua excelência 'gostou' de ser o presidente, relegando para segundo plano o presidente em exercício das costumeiras reuniões.
E apesar de eu ter entrado no nobre salão já quase na parte das despedidas, ainda deu para ver, que apesar do tempo que tem andado a fazer caretas, sua excelência apresentava um ar primaveril - pareceu-me até rejuvenescido - animado talvez pela patriótica tarefa de vir (ainda) a tempo de salvar Valongo dele próprio...
Mas se foi isso que hoje lhe deu forças para abandonar o robe e as pantufas e fazer o incómodo percurso até ao nobre edifício, não foi hoje ainda que ganhou coragem para informar os seus pares das suas nobres intenções.
Como de costume, despediu-se deles da forma habitual, corrijo, da forma não habitual, que de há uns tempos para cá não é fácil captar-lhe um sorriso. Mas hoje sua excelência até exibiu a excelentíssima prótese antes de se recolher ao excelente conforto do excelente gabinete onde tem desenvolvido o 'excelente ' trabalho que todos os valonguenses lhe agradecerão, sobretudo quando deixar de o fazer.
Passou por mim que como já disse, cheguei tarde e talvez por isso, ou por outro motivo qualquer, nem com um leve aceno me brindou - ao contrário da sempre simpatiquíssima Drª Maria Trindade que o acompanhava e que me cumprimentou da forma habitual.
E naquele cruzamento fugaz de olhares sem aceno de cabeça da parte dele em resposta ao meu, qual relâmpago ou disparo de flash, uma estranhíssima associação de ideias me perpassou pela mente, fracção de segundos que me conduziu a uma também fugaz revisitação das redondilhas de Camões, para a qual não consigo avançar nenhuma explicação, nem qualquer ligação plausível por vaga que seja. Há coisas que não se explicam...
REDONDILHAS DE CAMÕES
LEONOR
DESCALÇA VAI PARA A FONTE
Cantar Velho
Descalça vai para a fonte
Leonor, pela verdura:
Vai formosa , e não segura (...)