CÂMARA DE VALONGO - O SPRINT FINAL NO CAMPEONATO NOVIMOVEST/JERÓNIMO MARTINS...
Escrevi há dias AQUI neste Blog, que as expectativas da Câmara e da NOVIMOVEST, eram mesmo no sentido de poderem avançar com a plataforma Jerónimo Martins, mal a CCDR-N se pronunciasse sobre o Relatório de ponderação final da consulta pública à excepção pontual ao PDM.
A troca de correspondência que coloco abaixo, entre o nosso Vice Presidente de Câmara e a CCDR-N na pessoa da Drª. Célia Ramos, então Directora Regional dos Serviços de Ordenamento do Território - e digo 'então', porque a mesma foi recentemente substituída, por motivos que desconheço - prova a 'irritação' que os investidores sentiram ao verem que (afinal) tinham de esperar pela publicação do novo PDM.
Antes de sair, a Drª Célia Ramos ainda tentou fazer uma 'gentileza' aos reclamantes, propondo à tutela a alteração do ponto 3 da portaria 260/2011 de 1 de Agosto, que publica a nova Carta REN de Valongo - a tal 'cláusula travão' a que já nos referimos.
Mas não sei se essa gentileza terá correspondido aos seus concretos interesses e às suas não escondidas expectativas.
O processo de enriquecimento ilícito só se completará, quando parcela a parcela, todo o espaço designado por 'aeroporto internacional de Alfena' for devidamente rentabilizado - quer através de venda, quer através de concessão.
Veja-se então como a nossa Câmara tenta mover 'Céu e Terra' - e não sei se a própria Drª. Célia Ramos, por eventualmente no seu pedido à tutela, não ter ido tão longe como a Câmara e os investidores pretendiam - para que a NOVOMOVEST rentabilize o investimento que ali tem empatado.
PS: O processo inclui mais documentos, os quais a seu tempo serão aqui referidos, e que provam as pressões a que alguns dirigentes ligados ao Ordenamento do Território são submetidos e como às vezes sucumbem perante a força dos 'lobbies'.