VALONGO: COMEÇOU A CORRIDA - OU APENAS UM CASO DE 'FALSA PARTIDA'?
Os (poucos) valonguenses presentes na reunião pública de Câmara de hoje, sabendo ao que iam - uma agenda extensa mas pouca apelativa em relação ao conteúdo - não deram por inteiramente perdido o seu tempo.
Expliquemos porquê:
Ficamos a saber que finalmente, a oposição - ou pelo menos uma parte da mais preparada e mais interventiva - já é chamada a colaborar na elaboração dos documentos a serem presentes à reunião de Câmara. Foi por exemplo o caso do Regulamento sobre os transportes escolares.
Ficamos ainda a saber que no que toca a distribuição de pelouros, tudo se mantém (ainda) numa espécie de limbo, onde o (súper) Presidente vai gerindo (por enquanto) quase tudo.
Por último e tomando à letra aquela célebre frase de Fernando Melo (na Câmara existem 4 eleitos que 'trabalham' e 5 que 'estorvam') - ficamos a saber que esta co-relação se terá alterado também em desfavor do executivo:
Arnaldo Soares passou claramente para o lado dos que 'estorvam' e fez questão de o deixar claro em duas situações concretas:
A primeira, na crítica implícita que fez em relação à sua marginalização por parte da Câmara, por lhe ter feito chegar já quase em cima da reunião os projectos de Regulamentos hoje em discussão - transportes escolares, alimentação escolar e outros - ao contrário da oposição, que como já disse atrás, até colaborou na sua redacção.
A segunda, ao pedir para que estes regulamentos fossem votados em separado e não em grupo, como estava previsto, porque tinha críticas sobre um deles - o referente aos transportes escolares.
E tanto que tinha, que as fez de forma clara quando chegou a sua vez, referindo nomeadamente como exemplo o caso de Alfena, onde a distância de referência do aluno em relação à escola, que é de 4 quilómeros, deixará uma grande maioria, claramente fora deste tipo de apoios.
Nas entrelinhas - mas claramente detectada pelos Vereadores da Coragem de Mudar - deixou a crítica ao tratamento desigual que a Câmara deu, no ano escolar que agora termina, em relação a Sobrado e a Alfena.
Percebe-se - percebemos todos - que Arnaldo Soares já está em plena pré-campanha, seja lá para que Órgão for - Valongo ou Freguesia de Alfena - Alfena onde aliás, ocorrem amanhã eleições para o PSD (mas a propósito de quê é que eu venho agora com isto?) e onde concorre uma lista única que integra a maioria dos 'homens ilustres' deste Partido - incluindo o 'opositor de estimação' de Arnaldo Soares e ex-Presidente de Junta, Guilherme Roque.
Parece que a 'ameaça' latente já levou o actual líder laranja local e número dois da Junta a devolver o seu cartão do partido e a retirar-se para a 'zona de sombra'.
Quem pensava que a 'procissão ainda vinha longe do adro' vai ter de alargar um pouco a passada se não quiser perder o contacto com a 'cabeça do pelotão'...