ALFENA CIDADE ('FILHO ADOPTIVO' DOS UpA) - 1.º ANIVERSÁRIO
Alfena comemora amanhã o primeiro aniversário da sua elevação a cidade.
Temos pena e por isso estamos à vontade para falar, mas a ideia não partiu da Associação que represento (Coragem de Mudar), o que não quer dizer que não nos sintamos profundamente felizes com essa subida de estatuto.
Mas também não foi ideia da maioria que governa Alfena, que até nem a aprovou unanimemente, quando foi apresentada na Assembleia de Freguesia - quem tiver dúvidas, consulte a acta dessa sessão.
E pior do que tudo isso, foi até alvo de alguma chacota numa reunião de Junta, quando houve necessidade do executivo se pronunciar sobre o assunto:
"Acham que isto resolve algum problema de Alfena? Nós não temos essa opinião. Mas pronto, pedem-nos que nos pronunciemos e se isso os faz felizes, que é que podemos fazer? Dizer que estamos de acordo..." - tudo isto dito pelo presidente do executivo, com uma indisfarçável ironia nas palavras e com o ar de quem não acreditava no desenlace final.
A verdade, é que a proposta partiu como todos nos recordaremos, do Partido Socialista e do seu Deputado municipal e líder da estrutura concelhia deste Partido, Dr. José Manuel Ribeiro.
Tudo isto deveria - no nosso entender - ser tido em conta na hora das comemorações, o que aliás é uma prática comum seguida quer por muitas autarquias, quer pelo próprio governo, quando 'apanham' autarcas ou governantes que já não exerçam funções na altura das inaugurações de obras lançadas por aqueles.
Parece no entanto que os UpA, que ganharam um 'filho' feito por terceiros - nascido aliás de uma 'gravidez' na qual não acreditavam - afinal gostaram tanto do 'miúdo' que agora não dividem com ninguém o acto de apagar a primeira vela no 'bolo' de aniversário.
É inadmissível que se tenham limitado a fazer um convite genérico à população, esquecendo a obrigação formal de convidar todos os eleitos e pior do que tudo isso - e aqui quero dizer desde já que não tenho procuração nenhuma de quem quer que seja para a crítica seguinte - se tenham 'esquecido' de convidar o autor da proposta de elevação de Alfena a cidade!
É uma postura verdadeiramente lamentável, profundamente sectária e que denota um profundo egoísmo ao não querer 'repartir' algum eventual protagonismo com mais ninguém, agravada ainda pela circunstância de não terem sequer acreditado e terem até glosado com o tema dessa elevação, numa altura em que a mesma não estava ainda garantida.
Parece que vamos ter de continuar a conviver até 2013 com o 'quintal' dos UpA, o que é lamentável. Tudo indica que vão querer continuar a ser os 'mordomos da festa' - de todas as festas - a fazê-las, a lançarem os foguetes e a apanharem as canas'...