ALFENA CIDADE NÃO É (APENAS) O 'GRANDE CALHAU'!
Alfena não é nenhum enclave autónomo no meio de um País com leis.
(Bem sei que também temos mais ou menos no meio, um Calhau, mas daí a querermos compará-lo com Gibraltar, só pode ser mania das grandezas...).
Em Democracia, existem regras e elas não foram respeitadas!
Em Democracia existe sempre, com maior ou menor representatividade, mas nem por isso menos respeitável, uma Oposição e ela não foi respeitada!
Em Democracia existe uma lei que 'dá pelo nome, Estatuto do Direito de Oposição e ele não foi respeitado!
Quando decidiram levar a sessão do Órgão deliberativo da freguesia, para 'casa de uns amigos' sem ouvirem a opinião de todos e sem procurar saber se todos estariam de acordo com essa deslocação inusitada e sem qualquer 'histórico' que a suporte, deveriam ter adivinhado que estavam a 'comprar dissabores'.
É que por este andar e se deixássemos passar esta insanidade, um dia destes a Assembleia estaria a reunir no 'clube dos pombinhos', na sede dos motards, no Senhor Churrasco ou no Teles - passe a publicidade aos dois últimos, onde até nem se come nada mal!
Em Democracia, as minorias às vezes - no caso de Alfena quer-me parecer que sempre - têm a lei do seu lado e o 'quero, posso e mando' nem sempre consegue prevalecer sobre essa mesma lei.
Desta vez e felizmente para Alfena, a oposição - curiosamente sem qualquer concertação prévia - adoptou uma posição comum e firme, de recusa de promiscuidades e de respeito pela lei vigente.
O recorte que se segue - um ofício hoje mesmo remetido ao Presidente da Assembleia de freguesia - corresponde à posição dos eleitos pela Coragem de Mudar.
Esperemos que no fim de tudo isto, o bom senso prevaleça e a primeira figura do poder autárquico na nossa freguesia/cidade consiga de uma vez por todas, impor o seu estatuto a quem só vê 'negócios' à frente.