VALONGO E O 'PRINCÍPIO DE PETER'
Toda a gente já percebeu, eu já escrevi, os jornais regionais e alguns nacionais também eo próprio o confirmou, que João Paulo Baltazar será 'o candidato' à presidência da Câmara de Valongo em 2013. Entende-se que assim seja, percebe-se que o PSD local e Nacional não possam nem queiram ser inovadores, atrevendo-se a contrariar pela primeira vez, o conhecido 'Princípio de Peter' (Laurence Johnston Peter) - "Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência" - Wikipédia.
João Paulo Baltazar começou por baixo aprendeu a 'arte' num percurso feito à moda antiga, como 'aprendiz, oficial de terceira, segunda, primeira' e foi por ali acima até chegar à 'gerência', já moldado, formatado, igual ao mestre, isto é, incompetente como ele - e aqui, 'incompetente' não não envolve obviamente qualquer tipo apreciação pessoal, mas apenas funcional...
(Um parênteses para dizer, que na fase imediatamente anterior à abdicação de Melo, 'criador e criatura' já se confundiam sendo que neste caso, não foi seguido um outro princípio também muito conhecido, segundo o qual, o criador tende a matar a dita').
Funcionando de acordo com a matriz 'meritocrática' atrás referida que regra geral, não admite a despromoção (uma excepção recente apenas para Arnaldo Soares) é uma espécie de pirâmide invertida com escadinhas em que cá, como noutros municípios que que aplicam o mesmo princípio, a 'solução' é alargar cada vez mais o imenso topo e preencher os degraus que vão vagando, a partir do vértice/base, não por saída de ocupantes, mas pela subida dos mesmos, num ciclo infernal interminável em que um dia a pirâmide, com tão desconforme topo, acaba por entrar em inevitável desequilíbrio - estrutural, conjuntural ou o que se lhe queira chamar e ou é escorada de forma robusta, ou acabará por ruir sobre si mesma numa espécie de implosão sem necessidade de explosivos.
Na fase do 'equilíbrio' relativo, a analogia mais fiel será a do pião da nossa meninice, bojudo, mais ou menos pesado, mas que lá se vai movendo sobre o bico metálico, enquanto a energia gerada pelo lançamento não descer abaixo de um determinado limite.
Na (invertida) pirâmide/pião de Valongo, estaremos prestes a ultrapassar o referido limite com o inevitável risco de desabamento - se entretanto o 'senhor dos Passos' continuar a dizer e a agir em conformidade: 'que se lixem as eleições'...