SUPER ESPECIAL DE ALFENA - PELO MEIO DAS CASAS E SEM PROTECÇÃO?
Nada contra a prova em si - Rali de Alfena - antes pelo contrário: dá visibilidade à nossa cidade, traz pessoas de outras localidades para nos visitarem, promove a nossa imagem...
Pensando melhor, é aqui - na promoção da imagem da nossa imagem - que residem as minhas reticências:
A prova comporta uma 'Super Especial Alfena' - ver recorte abaixo - toda ela em percurso urbano, que inclui troços da Rua da Várzea Rua Nª Senhora da Piedade, Av. Padre Nuno Cardoso, rotunda do Mini Preço e por mais estranho que possa parecer às pessoas que costumam organizar estas coisas de forma cuidada, a esta 'distância do campeonato', a GNR já deu o seu parecer favorável - mesmo sabendo que a prova não está ainda licenciada e só vai a reunião de Câmara na próxima quinta feira e sabendo ainda, que nesta altura, só por um acto de pura magia é que seria possível transformar esta 'especial' que tem lugar no sábado à noite e se repete no domingo de manhã, num percurso seguro.
Estamos a falar de segurança e por isso se lamenta - mais do que isso, critica-se - que a autoridade máxima nesta área, em termos locais - a GNR de Alfena - nos dê esta imagem de puro amadorismo, sem auscultar as forças vivas da cidade - há deputados eleitos na Assembleia de Freguesia, há moradores que podem ter necessidades especiais que os obriguem a ter de sair no período abrangido pela prova - sem questionar a própria Câmara, no fundo, deixando de fazer quase tudo o que devia ter feito e não fez e admitindo como bons e inquestionáveis, todos argumentos aduzidos pelos organizadores e respectivos patrocinadores.
E não nos venha o comandante de posto dizer, como hoje o fez quando o questionei telefonicamente sobre o assunto, que estes ("os organizadores) tinham tudo controlado e tomariam todas as precauções em termos de segurança".
Quem tem de estabelecer as regras, é a autoridade e não quem organiza!
- Estaremos por acaso a falar de precauções do género de colocarem 'baias metálicas' entretanto já solicitadas à Câmara, ao longo dos passeios? É que se é disso que falamos, só se o rali é de bicicletas ou de pessoas a correr a pé - ou então alguém está numa de 'brincadeira de mau gosto' connosco!
Esperemos por isso, que na reunião pública de Câmara da próxima quinta feira, impere o bom senso e como todos sabemos que já não há tempo para para 'inventar segurança', a Câmara não dê o seu aval a esta 'Super Especial Alfena' - a bem dos cidadãos e assumindo uma atitude preventiva e responsável, que pelos vistos, os da terra e mais próximos, não levaram em linha de conta.
Quanto ao resto da prova, nada de especial a apontar - pelo menos não nos chegaram preocupações relevantes a merecerem atenção.
O recorte da 'Especial' - assinalado a cor de rosa: