PARABÉNS CÂMARA DA MAIA! - PARA QUE SE COMECE PERCEBER QUEM MANDA!
O QUE FOI LICENCIADO POR VALONGO E SANTO TIRSO:
O QUE TEVE DE SER, FACE À FALTA DE LICENCIAMENTO DA MAIA:
A Câmara de Valongo habituou desde há muito os 'prevaricadores' a contarem como adquirido que qualquer proposta de licenciamento, que envolva os amigos e os patrocinadores do costume - aqueles que costumam garantir os votos do costume nos momentos eleitorais do costume, sobretudo naqueles que têm a ver com o poder local - a pôr-se sempre a jeito para tudo mesmo que tudo seja improvisado, mal fundamentado, mesmo que tudo chegue em cima da hora e com responsabilidades mal definidas, mesmo que - como no caso presente - chegue com percursos incompletos, mal descritos, sem uma clara cronologia dos procedimentos a adoptar, sem ter em conta um equilíbrio sensato entre as vantagens e as desvantagens que este ou aquele evento possa vir a causar aos cidadãos.
Vai sendo tempo da Câmara de Valongo - mas também neste caso, a de Santo Tirso - tomarem como exemplo a seguir, a atitude da Câmara da Maia. Definam regras, imponham prazos, obriguem as pessoas a explicarem primeiro a quem licencia o que pretendem fazer e não como habitualmente, aparecerem na Câmara de Valongo - em Santo Tirso não sei - na quarta ao final da tarde com o pedido de licença, obrigando a fazer uma adenda à agenda de trabalhos da reunião que tinha (teve) lugar) no dia seguinte.
Só no dia em que o presidente - para usar uma calão bem português - 'os tiver no sítio' para conseguir dizer, ASSIM NÃO! é que esta gente vai aprender.
(E Pelos vistos, Alfena já tem outro evento de 'acelerações' na calha, que para não variar, vai aparecer igualmente em cima da hora para o respectivo licenciamento).
Por isso e olhando para os mapas do 'projecto' e da 'realidade' do Rali cidade de Alfena, é que não podemos deixar de dar os parabéns à Câmara da Maia.
PS: De referir, que a GNR que deveria dar um exemplo de isenção e rigor no controlo de todos os procedimento licenciados, permitiu ontem à noite alguns abusos da organização, nomeadamente, fechar ruas antes da hora prevista (20:00 horas) 'abrindo uma excepção' (?) para alguns moradores que protestaram e ameaçaram deixar o carro na N 105 com os piscas ligados, uma vez que às 19:30, a Trav. da Várzea já estava fechada - só para dar um exemplo...
Enfim, prepotência, caseirismo e falta de uma cultura de relações públicas, por parte de alguns agentes, que abordavam os cidadãos utilizando ainda o 'perfil' de há anos atrás.
A GNR já evoluiu e os agentes - curiosamente alguns até, já da nova geração - terão também de evoluir. Para que não se contribua para a explosão de conflitos quando o que se pretende - ou deveria pretender - era a assertividade e o consenso!