CÂMARA DE VALONGO - UM CASO DE FLAGRANTE FALTA DE VERGONHA!
No passado dia 18 foi convocada para o Museu de Valongo uma reunião de eleitos da Assembleia Municipal:
Ora bem...
Até aqui, tudo (aparentemente) normal, não fosse o facto, ou melhor, vários factos claramente não normais.
A saber:
Facto 1: Foi remetido aos participantes um documento de cinquenta e tal páginas, incompleto, porque incluindo cartas de leitura quase impossível, comprometeu logo à partida uma apreciação rigorosa e informada por parte dos participantes;
Facto 2: Como se esperava e apesar dos processos que decorrem no Ministério Público, nem o Prof. Paulo Pinho nem os restantes 'pais da criança' foram sensíveis às várias incongruências do documento, que apesar de anos de gestação, vai nascer obviamente mais parecido com o 'corcunda de Notre Dame' do que com o 'príncipe encantado' da história, nomeadamente naquilo que se refere ao processo de enriquecimento ilícito que resultou da tentativa de implantação de uma zona industrial em Alfena.
Pudera! os investidores continuam a controlar quem manda na Câmara e não é por acaso que um dos envolvidos em tudo que cheira a corrupção no nosso Concelho tem viajado muito entre a Rua da Várzea em Alfena e o edifício da Câmara e tem igualmente circulado muito nos últimos dias pelos seus corredores.
Facto 3: Vergonha das vergonhas - João Paulo Baltazar continua pelos vistos apostado em fazer pontaria aos respectivos pés - foi a inclusão no grupo de pessoas presentes, do arqº Vitor Sá, (ainda) chefe de Departamento de Urbanismo da Câmara!
Não vale a pena repetirem a conversa do costume de que "até à condenação final e trânsito em julgado, etc., etc.". Perante a Lei sabemos que o homem é inocente mas perante os valonguenses - e alguns conhecem-no bem - ele é corrupto e foi condenado em primeira instância, a mais de 3 anos de prisão com pena suspensa!
Se isso não foi suficientemente relevante para impedir João Paulo Baltazar de lhe renovar as competências a seguir à saída de Melo - "até porque a câmara não foi informada pelo Tribunal, relativamente a essa condenação" (João Paulo Baltazar dixit...) - devê-lo-ia ser para que não estivesse presente na reunião do dia 18!
Mas em Valongo, já muito pouco é capaz de nos surpreender. Acho mesmo que só arregalarei os olhos de espanto quando vir o novo presidente tomar as várias atitudes corajosas que prometeu que iria tomar "para Setembro"
Perdão, mil desculpas! tomou algumas:
Fechou as piscinas de Campo e Valongo e alterou os critérios para os trasportes escolares deixando centenas de crianças na contingência de irem a pé e mal alimentados para a escola nestes tempos de duras dificuldades.
A isto sim, chama-se 'coragem'!
Em jeito de conclusão e sobre o Plano Director, se é este 'apurado e cuidadoso documento' que nos querem impingir ao fim de tantos anos de regabofe com os dinheiros públicos, gastos no 'intenso trabalho' da sua preparação, então talvez seja altura de a oposição acordar e se preparar para consensualizar entre si o chumbo puro e simples desta coisa disforme - porque a oposição tem a maioria em Valongo!