QUE FUTURO?
Os jovens, são o nosso maior investimento para o futuro...
Apesar de ser uma de muitas frases feitas sobre a importância da nossa juventude, nem por isso deixa de fazer sentido.
Só que, como em todos os investimentos, nem tudo são bons negócios, não por culpa do capital investido, que esse, intrinsecamente é muito semelhante, mas sobretudo porque a habilidade dos investidores para obter bons resultados, deixa em muitos casos - diria que em casos demais... - muito a desejar!
E isto vale para todas as classes de investidores, desde logo os políticos que estabelecem a maior parte das regras do investimento, depois os pais e educadores, que manipulam directamente os valores a investir, passando pelos fazedores de notícias que dissertam, opinam, informam (e às vezes fazem o contrário de tudo isto...) sobre a evolução do investimento...
Propositadamente, não incluo no êxito ou inêxito dos resultados obtidos, nenhuma Entidade Superior, ou Deus se quisermos, porque deles obtivemos o direito ao livre arbítrio, o que desde logo nos retira qualquer hipótese de nos resguardarmos em caso de insucesso!
Quanto às regras (e aos políticos) vê-se à vista desarmada, que nem todos os percursos para que nos remetem, são autoestradas , ou sequer vias rápidas e mesmo os muitos caminhos que nos indicam, estão por incompetência, desleixo ou pura maldade, pejados de escolhos - e se tropeçamos, a culpa é sempre nossa!
Relativamente aos que manipulam directamente o investimento, esses alegam quase sempre, quando o resultado não é o melhor, que a culpa é dos outros - sejam eles a rádio a televisão ou os jornais, seja em última instância, a tal Entidade Superior!
E é deste ciclo vicioso em que todos tentam sacudir a água do capote - o que seguramente não conseguem, de tão encharcado que está - que qual pião das nicas , emerge a parte mais válida do negócio a JUVENTUDE! - O FUTURO