CÂMARA DE VALONGO - TEMPO DE ESPOR ALGUNS 'ESQUELETOS' ESCONDIDOS...
E andava o nosso 'novo' presidente de Câmara a tentar convencer os valonguenses de que estava a começar tudo de novo, de que o seu projecto e a sua estratégia para as próximas eleições não tem nada a ver com o passado - do qual aliás ele faz todos os possíveis para se demarcar, sobretudo quando 'aquela palavra incómoda' vem à baila...
(A palavra é, obviamente, CORRUPÇÃO)
É claro que o Requerimento que se segue, e que vai certamente ajudar desvendar (apenas) uma pequena parte do 'polvo', não teria tanto impacto, se quem o apresentou não fosse nada mais nada menos que o líder da bancada do CDS/PP - parceiro(?) da coligação que governa Valongo e a quem Fernando Melo - e pelos vistos também João Paulo Baltazar - nunca trataram verdadeiramente como tal. Prova disso, é que não foi apenas a oposição a ter razões para fazer as críticas que fez na última Assembleia Municipal (primeira parte) relativamente ao envio atabalhoado, fora de tempo e de forma displicente e portanto desrespeitadora do Órgão Assembleia, de toda a documentação relevante a ela destinada.
Parece que o PSD se 'esqueceu' que tinha um 'casamento' ainda não extinto com o CDS/PP e que o obrigava mais do que em relação a quaisquer outros, a partilhar certos 'segredos de alcova'.
Mas não foi apenas desta vez, nem só em relação à questão dos documentos. Esqueceu-se também de informar o 'consorte' de que já tinham um candidato e se calhar até, já um programa e se calhar ainda, cargos já distribuídos!
Por isso, foi com naturalidade que tomamos conhecimento do Requerimento que se segue, o qual faz todo o sentido e que de forma alguma interpretamos - como parece pretender fazer o poder instituído - como uma reacção de despeito! Á boa maneira portuguesa, 'quem não se sente não é filho de boa gente' e não sendo eu um dos 'devotos' do Partido do Paulinho, desta vez não posso deixar de lhes reconhecer razão para a revolta consubstanciada neste pedido que a seguir publico. Terá a vantagem de refrescar algumas memórias - e sobretudo, fazê-lo de uma forma sistematizada - em relação a matérias que andam há imenso tempo nas bocas do mundo e já fizeram inúmeros títulos de vários Jornais.
Parabéns a quem os merece e por isso parabéns ao CDS/PP e ao signatário do Requerimento!
Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal,
No seguimento, da Assembleia Municipal do passado dia 3de Outubro, onde foram disponibilizadas cerca de 500 folhas com a lista das dividas da Câmara Municipal de Valongo, solicito através da mesa a seguinte informação:
1- Ficheiro em Excel da respectiva lista de dívidas - torna-se impossível analisar uma lista com mais de 500 páginas sem a aplicação de filtros;
2- Lista, em formato Excel ou equivalente, que contenha a informação dos ajustes directos e concursos públicos realizados pela Câmara Municipal de Valongo desde 2005 e que contenham pelo menos a seguinte informação:
i. Identificação do Adjudicatário;
ii. Código CPV associado ao procedimento;
iii. Data do inicio do procedimento concursal;
iv. Data da Adjudicação;
v. Valor da adjudicação;
vi. Alterações ao contrato.
Respeitosos cumprimentos,
Alexandre da Silva Teixeira
Bancada Parlamentar CDS/PP