A UNANIMIDADE DE VALONGO....
Ainda sobre a agregação de freguesias no Concelho de Valongo:
Fiz referência neste Blog, no Facebook - e também no artigo de opinião que hoje saiu no jornal Verdadeiro Olhar - a comentários informais feitos pelo Dr. João Paulo Baltazar numa reunião partidária, sobre a agregação das freguesias de Sobrado e Campo, 'considerando essa hipótese a que melhor serviria os interesses do Partido'.
Em momento algum afirmei - nem a minha fonte o referiu - que o presidente da Câmara tenha alguma vez defendido a diminuição do número de freguesias, mas apenas, que no caso de a mesma vir a ocorrer, aquela seria a 'geometria' mais vantajosa para o PSD.
Chegaram-me entretanto 'ecos' de uma reacção negativa do Dr. João Paulo Baltazar sobre o que escrevi acerca do episódio que me foi relatado - todos os que me conhecem sabem que eu não participo nas reuniões partidárias do PSD, aliás, não participo em reuniões de qualquer partido.
O Dr. João Paulo nega em primeiro lugar, ter tido esta conversa com quer quer que seja e terá afirmado ainda de forma peremptória, que considera a solução encontrada para Valongo perfeitamente injustificada e até idiota - foi mais ou menos este o sentido da sua reacção e que me chegou ao conhecimento.
Excluindo portanto a hipótese de qualquer das partes estar a mentir - 'quem diz que ele disse e ele que diz que não disse', resta a hipótese plausível de ter sido levada à letra uma qualquer afirmação irónica do género da referida. Como entretanto ocorreu a infeliz coincidência do presidente da Assembleia Municipal, parceiro na coligação e membro de UTRAT, ter votado por unanimidade no seio daquele Órgão a agregação que foi no sentido atrás referido, alguém terá associado a (eventual) ironia à decisão de facto.
Mas vendo bem as coisas, acho que o que realmente conta a partir de agora - pelo menos para mim - é o seguinte:
i. O Dr. João é claramente contra a agregação de qualquer freguesia em Valongo;
ii. Está disposto a assumi-lo publicamente e sempre que essa posição venha a ser solicitada;
iii.Esta mesma posição terá sido sempre manifestada por ele nas instâncias partidárias em que o assunto foi abordado;
Portanto, como o que vale são as atitudes assumidas formalmente e as atrás referidas me foram garantidas por fonte igualmente idónea, só posso dá-las como validadas: poderemos contar com o empenho do presidente da Câmara e de todo o grupo municipal do PSD no sentido de tudo ser feito para corrigir a completa idiotice que representa a agregação de qualquer freguesia no Concelho de Valongo.
Resta portanto e apenas, a atitude indesculpável do presidente da Assembleia Municipal, do qual se espera que o próprio e todos os eleitos saibam retirar as devidas consequências no momento oportuno.