A CÂMARA DE VALONGO E A 'RODA QUADRADA'...
Não é segredo para ninguém que a Câmara de Valongo tem um grande problema com o IMG (Índice de Massa Gorda).
"Realinhamento Estratégico da estrutura Orgânica" é a partir de agora o eufemismo pomposo para a doença que resulta do excesso da dita e que seguramente vai passar a ser usado quando alguém tiver de se referir ao problema. Até aqui, dava pelo nome - mais modesto - de Macroestrutura e pela cópia do 'diagnóstico' que um amigo atento hoje me fez chegar, as preocupações com a cura parecem não perturbar - de forma significativa - o sono dos actuais gestores da coisa pública valonguense.
Porque é um documento complicado para colocar no Blog dado que a exigência de o passar para o formato de imagem tornaria ilegíveis os conteúdos dos múltiplos rectangulozinhos onde hão-de caber os contemplados - múltiplos demais para uma Câmara afogada em dívidas - deixo-o AQUI sob o formato de link.
Vale a pena atentar em algumas abstracções como "Departamento de Desenvolvimento Organizacional-DDO", "Departamento de Desenvolvimento Sustentável-DDS"...
Mas o que mais impressiona - pelo desconhecimento das boas práticas em termos de Administração - é designada "Divisão de Auditoria, Controlo Interno e Qualidade - DACIQ!
Como é que se pode imaginar alguém - ou algum serviço - a auditar outros serviços de nível superior? Como é que à 'cabecinha pensadora' que idealizou este Organigrama escapou que neste caso concreto, o responsável por este Serviço só pode reportar directamente ao Presidente, logo só pode estar num dos rectangulozinhos cá de cima?
A não ser que seja só para fingir que se tem um Serviço de auditoria interna.
Apenas um pequeno exemplo para que se perceba melhor sobre o que falo:
Eu trabalhei quase 20 anos numa grande empresa industrial privada, com um quadro de pessoal de quase 800 trabalhadores. Era apenas um quadro intermédio, mas porque tinha a meu cargo definir e fazer cumprir as normas internas de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho - a todos os níveis da empresa - reportava directamente ao então administrador-delegado. É que se assim não fosse, naturalmente ninguém me ligaria 'peva'!
Estamos pois e uma vez mais, confrontados com as incontornáveis 'especificidades' de uma Câmara empenhada em 'reinventar a roda' - só que no caso de Valongo, esta (a roda) parece ter saído quadrada...
PS: Conforme explico NESTE POST alguém entrou hoje na minha conta do MEDIAFIRE - onde estava alojado o ficheiro refrente ao link acima (AQUI) - e de forma criminosa, conseguiu apagá-lo. Estou a tentar tudo para chegar ao IP do pirata. Se alguém por acaso imprimiu o referido ficheiro, agradeço que mo envie, para que possa republicá-lo.