UNIDOS por ALFENA - UM PROJECTO QUE 'JÁ ERA'!
Ontem foi dia de reunião pública da Junta de Freguesia de Alfena e como de costume lá estive.
Só que desta vez e como já se vinha adivinhando desde há duas reuniões atrás, a plateia, que é como quem diz o público alfenense que não costuma ser muito mas ontem encheu o espaço, teve direito a espectáculo!
Triste espectáculo diga-se, presenciado para memória futura por uma jornalista do Jornal Verdadeiro Olhar, com peixeirada, retirada de confiança ao presidente, utilização de expressões edificantes como 'você está a mentir', 'és burro és', 'estamos fartos de ser enganados', 'ponha mas é a proposta à votação que o assunto está mais que discutido'.
Tudo isto, no grupo dos cinco, Unidos até há pouco mas agora decompostos - e a expressão talvez possa ser mesmo usada no sentido literal - assumindo uma configuração de 3 por 2.
Fica-me a dúvida sobre quais serão de entre todas, as rodas motrizes que movem a actual geringonça.
Triste figura fizeram os pupilos de Arnaldo Soares, fisicamente presente e com o sorriso plastificado do costume, mas que se limitou a pairar espiritualmente sobre o farmacêutico, sobre a senhora da acção social com vocação para psicóloga e gerente da AVA - uma IPSS que segundo ela, não tem que prestar contas a ninguém relativamente à actividade que desenvolve e por último, sobre o homem cuja função conhecida - em termos de trabalho autárquico - se reduz à gestão da mentalidade subsídio dependente de algumas associações, o que lhe permite depois, elaborar detalhados relatórios descritivos acerca das actividades em que a sua participação se confina ao encaminhamento dos meios materiais e humanos da junta para o apoio logístico dos eventos e à presença depois, já devidamente engravatado, no desenrolar dos mesmos.
O motivo da peixeirada de ontem, residiu - e pela terceira vez que me recorde, mas não a última seguramente - na discordância entre o que a Câmara quer fazer com o projecto de requalificação do espaço sob o viaduto da A41 e o que as 3 alminhas pretendem que se faça.
Basicamente e lançando mão de uma expressão brejeira, eles continuam a acreditar que é 'licito fazer filhos em mulher alheia' sem correr riscos, enquanto a Câmara, Rogério Palhau e António Peixoto, assumem uma postura mais cautelosa - quem diria? - sabendo todos eles e nós também, que aquela é uma área de terrenos movediços onde cada Euro enterrado corre o risco de ir parar ao Leça mesmo antes da próxima cheia!
Querem as 3 alminhas mais o do sorriso de plástico, que João Paulo Baltazar se comprometa com o projecto inicial e apresentaram - pasmemos todos! - uma espécie de Moção desalinhada exigindo da Câmara cópia do Projecto e informação sobre os valores envolvidos.
Eu que não sou devoto de João Paulo Baltazar e não me sinto especialmente vocacionado para lhe dar conselhos, perante este tipo de postura mandava mesmo o projecto às malvas - ou então e se o papel chegasse, embrulhava com ele 'o mestre-escola, a professora-socióloga, o farmacêutico que já fala e o tarefeiro associativo' e despachava-os por correio azul rumo a uma das muitas estâncias balneares situadas nas margens do Leça - entre Monte Córdova e Leixões, deverá existir alguma com dignidade suficiente para os acolher!
Os Unidos por Alfena tiveram o seu momento de glória mas como a água não passa duas vezes debaixo da mesma ponte, iniciaram ontem o percurso inverso rumo ao nada, rumo ao limbo onde os aguarda o antigo mentor de sorriso de plástico e de mãos vazias - tão vazias como vazio ficou o balão de que se travestiu para rumar ao tecto do mundo e de onde desceu aos trabolhões para ocupar o seu lugar cativo de mestre-escola.
Ontem, se eu por hipótese absurda não tivesse mais nenhum projecto para apoiar em Alfena, só poderia escolher o lado minoritário, o dos dois recém-regressados ao PSD. Esses ao menos são coerentes no discurso e na escolha do lado em que se colocam (ou onde sempre estiveram).
Já os 3 da vida airada mais o mestre-escola esses vão ter que fazer um difícil upgrade e escolher uma nova sigla.
Que tal UpA(R) - Unidos por Alfena (Reciclados)?