VALONGO - UMA REUNIÃO A JACTO...
Notícias sobre a reunião pública de Câmara de hoje, mais uma a jacto, daqueles que voam muito depressa...
Ficamos a saber que aquela promessa muito badalada de Fernando Melo - o 'mega projecto' de reabilitação do velho quartel dos bombeiros, onde já se gastou um dinheirão em trabalho de gabinete e no 'embelezamento plástico' da fachada com aquele painel gigante que tanto jeito deu na propaganda eleitoral do regime, mas que de tanto esperar, atacado por chuvas e ventos, por geadas, granizo e sol abrasador, se foi para o ecoponto ou para o aterro, sem honra nem glória.
A maquete exposta junto à entrada do edifício feio onde se situa a sede do poder incapaz de ultrapassar a fase de projecto, essa bem 'tentava dizer-nos', cada vez que passávamos por ela, que havia de crescer no quarteirão ao lado, até à escala real...
Nem sei bem se ainda lá está, mas se está, pelo que hoje soubemos, irá também a curto prazo para o caixote do lixo, rendida por um boneco mais simples, se o QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) cabimentar e se a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) estiver interessada em lá instalar uma Loja do Cidadão.
De promessa em promessa a Câmara incapaz de as cumprir, cede o lugar na fila a quem a queira substituir no projecto seguinte.
Ao menos o possível incumprimento deixará de pesar no seu enorme passivo de mentiras.
Eu acho - e tenho a vaga sensação de que nem o deveria dizer - que o candidato do regime só teria a ganhar se se demarcasse desse imenso passivo de promessas falhadas de Fernando Melo e da imensa lista de asneiras, de erros e de omissões que caracterizaram o seu nefasto reinado...
Ficamos a saber ainda, 'lendo nas entrelinhas' das palavras de João Paulo Baltazar, que Alfena bem pode sonhar com o esquecido nó do Lombêlho, o qual afinal, 'nem é assim tão importante, dado que os invocados constrangimentos não são afinal significativos' - esta última parte não ficou nas 'entrelinhas', ficou mesmo nas 'linhas'!
Tempo ainda - no meio do 'corre corre' rumo à meta - para nos deliciarmos com mais uma pérola do Senhor Consultor, perdão, consultor é noutro santo lugar, porque aqui, é apenas o menor dos vereadores e daí a necessidade de tamanha produção de pérolas...
Disse o senhor vereador menor, que a Câmara deve esquecer a Lei de enquadramento do PAEL - que obriga a publicar a lista de pagamentos em atraso - porque ele tem 'dúvidas sobre a obrigatoriedade dessa publicação'.
(Sua eminência tem dúvidas, vejam só!).
Aconselha por isso o presidente da Câmara - conselheiro portanto - a que futuramente, 'peça um parecer jurídico antes dessa publicação'.
Fiquei com a vaga sensação de que sugeria de forma sub-reptícia que fosse ele a emitir esse parecer...
É sempre divertido ver alguém que fez parte de um projecto de cidadania onde a transparência, a abertura à participação dos cidadãos, a crítica à enquistada opacidade da Câmara eram a marca de água, passar numa espécie de passe de mágica, para o hemisfério oposto, aquele onde os olhares indiscretos da populaça não conseguem penetrar e onde na penumbra morna do ar condicionado, medra toda a espécie de fungos que destroem em cada dia que passa, um pouco mais da já escassa credibilidade do poder local democrático.
Claro que sua eminência foi hoje, simplesmente igual a si próprio e por isso não nos surpreendeu, porque já o sabíamos desde 2009. Deu razão aos muitos que então nos avisavam, de que com ele, a Coragem de Mudar nunca conquistaria a Câmara.
Não sei se aqueles a quem se tenta agora colar terão ou não este aspecto em linha de conta, mas por mim, espero bem que não - por razões óbvias...
PS (apenas para registar um 'fait divers'): Tem sido habitual a presença nas reuniões de Câmara (e ontem lá estava ele novamente) do elemento do grupo dos ex-donos da Coragem de Mudar a quem foi atribuída uma sinecura nos SMAES.
Caso para perguntarmos, se a participação nestas reuniões implica o pagamento da respectiva senha de presença...