PESCANOVA EM VALONGO?
A Pescanova emitiu facturas falsas para garantir financiamento de curto prazo, avança hoje o jornal espanhol Expansión.
O grupo pesqueiro serviu-se do sistema de 'factoring' para obter a liquidez que necessitava para continuar a operar.
A Pescanova emitia facturas, cujo valor era adiantado pela sociedade de 'factoring', e posteriormente emitia mais facturas para liquidar as anteriores, dizem empresas do sector e confirma a banca ao Expansión.

Há estranhas associações de ideias que por vezes fazemos ao ler uma notícia...
A mim, ocorreu-me de repente efabular(?) sobre o Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e a Lista de Pagamentos em Atrazo (PA) da Câmara de Valongo, assunto sobre o qual já AQUI escrevi, na altura a propósito de uma empresa concreta que em Alfena deixou de o ser (concreta).
Porque será que em quase todos os grandes processos de burla, gestão danosa, fugas ao fisco, facturas falsas - casos que depois, na averiguação da Justiça normalmente nunca dão em nada - a Banca aparece sempre de alguma forma envolvida?
No caso da PESCANOVA - e porque não também em Valongo? - cá temos o sistema de 'factoring', através do qual se alcança o 'milagre' da multiplicação dos pães, perdão dos euros.
Ainda um dia havemos de voltar a este assunto do 'factoring' para discorrer um pouco mais sobre a gestão da coisa pública no nosso Município...