APANHADOS DE VALONGO E ALFENA - TAKE # 4
Alfena é assim - aliás, Alfena e Valongo são assim!
Parafraseando o ditado, "não há negócio da 'Quinta das Telheiras' que não dê em fartura" - neste caso fartura de dúvidas, de jogos de sombra, de recantos esconsos...
Tomamos conhecimento (?) informalmente, de que está em marcha - virtual dizemos nós - um 'mega-projecto' para construir uma vasta área de lazer em Alfena, em frente ao Cemitério Paroquial e à margem da rua de S. Vicente.
Na génese desta encenação visando a multiplicação de cruzinhas no laranjal do costume lá para Setembro ou Outubro próximo, estará um acordo apadrinhado pelo ex-unido por Alfena e presidente minoritário de Junta, Rogério Palhau, onde aparece como benemérito o Sr. Sebastião Costa, dono da Quinta das Telheiras.
A ver se nos entendemos sobre a definição exacta do termo 'benemerência, que em Alfena assume por vezes significados menos claros!
O Sr. Sebastião Costa tinha um projecto urbanístico envolvendo a parte remanescente dos terrenos da Quinta das Telheiras a ser apreciado pela Câmara e no qual estava prevista uma área de cedência destinada à construção da nova Unidade de Saúde.
Houve mesmo uma altura em que as 'candeias chegaram a andar às avessas', devido à tentativa do Sr. Sebastião de empurrar a Unidade de Saúde lá para o 'cu do mundo', mais propriamente, para junto da Salpicarne, com saída para a 'rua da betesga'.
Pois bem...
Não é que o homem ganhou o braço de ferro, obrigando a Junta a angariar outro 'benemérito' de seu nome (mais conhecido) Toninho do Cabo para protagonizar a milagrosa oferta de 'uma área de terreno em troca de um porco' e aparece de repente a oferecer o tal terreno em frente ao Cemitério, só que... em regime de concessão temporária!
Ele há com cada negócio que não dá mesmo para entender!
Então... e a anterior área de cedência - junto aos chouriços ou noutro sítio qualquer?
Tenho uma pergunta aqui a borbulhar e que não resisto a fazer:
É nas mãos de gente desta que queremos entregar mais uma vez os destinos de Valongo?
Vale a pena pensarmos nisto...