CORAGEM DE MUDAR - TRANSPARÊNCIA CONTRA O EMBUSTE E A FALSIDADE
Posição da
Associação Coragem de Mudar (*)
relativamente às próximas eleições autárquicas
1. A Direcção da Associação Coragem de Mudar está impedida, por deliberação da respectiva Assembleia-Geral ocorrida no dia 16MAR2013, de realizar acordos de carácter eleitoral com quaisquer partidos, imposição que cumprirá escrupulosamente, apesar das legítimas dúvidas que tem sobre a legalidade de tal deliberação. Isso não a impede de comunicar a sua posição sobre o acto eleitoral autárquico que se aproxima.
2. Perante as especulações que circularam e continuam a circular relativas a um propalado acordo da Direcção da Coragem de Mudar com o PS (com a distribuição de lugares elegíveis…), queremos reafirmar que tal acordo nunca existiu, nem houve promessas ou distribuição de lugares elegíveis ou não elegíveis. O que claramente houve foi uma mentira manipulada por gente interessada em desestabilizar candidatos e candidaturas e que, não tendo coragem ou não convindo aos seus interesses imediatos exibir o seu apoio incondicional ao PSD (que sempre disseram combater), inventaram esta forma ínvia de atingir os seus objectivos.
3. Face às candidaturas à Câmara de Valongo e aos diversos Órgãos do poder autárquico do nosso Concelho até agora conhecidas, a Direcção da Associação Coragem de Mudar declara que, do seu ponto de vista:
a) É totalmente inviável patrocinar uma candidatura independente, pelo menos abrangendo todos os órgãos autárquicos;
b) Todos os associados, bem como os membros dos corpos sociais, possuem total autonomia para, de forma inteiramente livre, integrarem, como independentes ou vinculando-se formalmente, se o acharem mais útil, as listas para quaisquer órgãos das freguesias, da Assembleia Municipal ou da Câmara;
4. Por outro lado e em coerência com a sua posição de sempre, a Direcção da Associação Coragem de Mudar assume a responsabilidade de desaconselhar vivamente -- pelas mesmas razões que nos moveram em 2009 e que não se extinguiram, antes pelo contrário, são agora mais vivas do que então, até porque não nos vendemos a ninguém -- a integração de listas apresentadas pelas forças políticas que ao longo dos últimos anos conduziram Valongo à situação de verdadeiro desastre em que se encontra – o PSD e o CDS-PP.
5. Por último, a Direcção declara que, mantendo-se a Associação equidistante das diversas candidaturas e portanto afastada da negociação directa com qualquer força política, não deixará no entanto de seguir atentamente a correlação de forças em relação à integração de associados nossos, reservando-se o direito de se pronunciar de forma crítica, sempre que razões de relevo indiciem um posicionamento dos mesmos não consentâneo com aquilo que consideramos ser o nosso valor e a nossa capacidade de ajudar a valorizar qualquer lista de candidatura em benefício das populações do nosso Concelho.
Valongo, 25 de Maio de 2013
(*)
Coragem de Mudar – uma Associação Cívica fundada em 2009 por Maria José Azevedo, João Loureiro Castro Neves e outros.
A Direcção actual – com algumas alterações pontuais – cumpre o seu segundo mandato desde 2010, altura em que houve uma tentativa de a extinguir por parte dos dois fundadores e actuais vereadores da Câmara – Maria José Azevedo e Pedro Panzina – altura desde a qual se têm mantido à margem quer dos Estatutos, quer do Regulamento Interno apresentados por eles próprios, funcionando na prática e à vários meses a esta parte, como independentes.
A Coragem de Mudar tem actualmente a seguinte representação:
- Câmara Municipal – 2 vereadores
- Assembleia Municipal – 6 deputados
Assembleias de freguesia:
- Alfena - 2 deputados
- Campo - 2 deputados
- Ermesinde - 4 deputados
- Sobrado - 4 deputados
- Valongo - 2 deputados