O 'SONO DOS INJUSTOS' - PERTURBAÇÕES INDUZIDAS...
Será que os cães também sonham?
Terá sido isso que aconteceu com o Baltazar, ou pelo contrário, a confidência que disse querer fazer-me (e que identificou no recado que me enviou através da 'madrinha) terá a ver mesmo com as suas ladradelas do costume da 'canzoada de Valongo'?
Ao pedir para que me deslocasse à sua canina residência, além de identificar o assunto, ele ladrava ainda que havia alguns pormenores 'quentes'...
Quem me conhece, sabe que não seria preciso mais para me obrigar a meter rodas ao caminho e me deslocar até ao berço da Pátria.
E sem me comprometer directamente - que o Baltazar é ainda um jovem com alguma imaturidade e a natural instabilidade dos verdes anos e pode ter apenas intuído aquilo que julga ter ouvido - aqui partilho a 'fofoca' ao mesmo preço a que a comprei:
- Ora viva, pequenote. Antes de mais aproveito para te dizer que a nossa última conversa foi muito comentada lá por Valongo (o contador de visitas subiu quase até às nuvens no dia em que a publiquei).
- WOOF-WOOF!
- Sim, sim, tínhamos combinado uma espécie de 'cachet' simbólico e eu não me esqueci! Toma lá. Duas doses de biscoito 'limpa dentes' comestível para os manteres bonitos (parêntesis para te dizer que houve vários comentários elogiosos nesse sentido).
- WIHEF!
- Pois, limpa a baba eheheh! Para a próxima, trago-te um osso - artificial, claro - que me foi prometido por um humano teu admirador lá de Alfena.
- WOOF!
- De nada... Mas adiante! conta-me lá aquela do acordo pré-eleitoral CDS-PP e PS - ou será que percebi mal o recado da tua madrinha?
- WOOF! Vamos com calma, caro padrinho emprestado! O que eu sei, é apenas o que se consta entre a 'canzoada' lá da tua terra! Não é ainda um dado adquirido e antes que comeces a chamar mentirosos aos da minha espécie, eles apenas sabem que o assunto é falado como uma hipótese de trabalho...
- Ai! É impressão minha ou estás a ficar como os políticos humanos - "não me comprometa e se disser que eu disse eu nego"?
- Nada! não nego coisa nenhuma! Apenas deixo claro que o assunto tem sido apenas falado, não havendo por enquanto - e que a 'canzoada' saiba - nada de concreto e muito menos de formal...
(Pois... interessante!)
- Ahah! Apanhei-te! Agora já afitas as orelhas como eu fiz?
- Loool...
- Diz...
- Nada, nada! Lool é riso em linguagem 'redes sociais'...
- Vocês... Então, é sabido que o CDS-PP não gosta nem um bocadinho do ex 'vice-rei' de Gaia e agora secretário de Estado da Segurança Social - um tal de Marco Aurélio...
- Marco António!
-Seja, António... e tendo sido (o CDS-PP) sistematicamente menosprezado por Melo (e seus sequazes) apesar de lhes ter servido de muleta nos últimos mandatos, não tendo sequer direito a um exíguo cantinho do 'leito conjugal' deste casamento de conveniência, partiu para o divócio e vai avançar com listas separadas...
- Ó pah! e foi para isso que me fizeste vir a Guimarães? Vou ensinar-te a ladrar ao telefone. Ao menos assim poupas-me a viagem...
- WOOF-WOOF! Calma, porque há mais!
- Possas! ficas a 'engonhar'... desenvolve lá então!
- Ladra-se que o tal de Gaia, que entra em todos os jogos do mega tabuleiro de Valongo, inicialmente nem queria o meu homónimo a encabeçar a lista da Câmara. A sua ternurenta preferência parece que ia para a comadre (a actual n.º 2) mas ela é fraquinha no verbo, tem pouco poder de liderança e nenhuma implantação no terreno associativo onde o meu homónimo se movimenta bem. Por isso, o pequeno de Gaia lá engoliu o sapo (porque é que vocês associam sempre o sapo a qualquer coisa desagradável? Eu até gosto e quando encontro um com ar tenrinho... WLAAP!) e assegurou o mesmo n.º 2 à comadre, impondo no entanto a 'assistência clínica do médico dos pobres' de S. Paio - e que é (ainda) vereador da Maia (parece que ele vale aí uns 500 votos das gentes daquele lugar)...
- Pois... e o CDS-PP...
- Então, o CDS, que já digeria mal o homem dos 'ajustes directos' e das negociatas...
- Esse era o Melo!
- Achas? Acreditas mesmo que o Melo decidia tudo sozinho nos negócios às escuras?
- Escuros!
- Heim? Ah! pois, às escuras ou escuros, vai tudo dar ao mesmo! Ladrava eu que o CDS-PP já não ia à bola com o meu homónimo, mas agora, ao ver a interposta figura do pequeno de Gaia a mexer de novo nas peças do tabuleiro de Valongo, equaciona seriamente a possibilidade do tal acordo com o PS - para aumentar as hipóteses de uma rotunda derrota dos homens do Melo e do Marco... António - agora não me enganei! Resta é saber se se juntará a fome com a vontade de comer...
- Interessante! Desculpa lá o descrédito inicial. Afinal, mereceste o gasóleo e a despesa com os biscoitos. Continua à escuta dos ecos da 'canzoada de Valongo' e se houver desenvolvimentos, ladra!
WOOF-WOOF!
- Não era agora... lool
E pronto, fica aqui mais uma 'fofoca' para a análise dos especialistas...
Alexandre Teixeira, líder do grupo municipal do CDS-PP, é um deputado jovem com muitas qualidades e um grande poder de argumentação e que já incomodava bastante o velho senhor (ou o seu vice e agora herdeiro e que quase sempre o substituía nas sessões da Assembleia) mesmo ainda antes do 'casamento' se desfazer.
(E quem me conhece, sabe que politicamente estamos a anos-luz de distância).
A mera hipótese de juntar as suas armas às do 'inimigo de estimação' de JPB - o candidato do Partido da rosa e futuro presidente da Câmara de Valongo - é em si mesma um prenúncio de graves perturbações no sono do herdeiro.
Como dizem os brasileiros, "se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come", pelo que vai ter de ir mesmo à procura da verdade - onde quer que ela se encontre - e às vezes está bem perto!
Ou não...
PS: Já depois de publicar, ocorreu-me aqui um diabólico 'cenário' que - não estivesse a coligação do governo no estado em que está - poderia bem ser tentado 'lá por baixo' nos directórios, onde os políticos da craveira de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa já estão 'descontinuados': o 'remake', desta vez envolvendo o CDS-PP, da fita 2009 com o PSD de Alfena e com Arnaldo Soares.
Será que, por aquilo que eu conheço de alguns bons democratas-cristãos - que ainda os há aqui por Valongo e eu já referi um que por acaso até não é da 'velha guarda' - iriam aceitar pegar no escadote para irem apear os cartazes já afixados, a fim de reforçarem as hostes do herdeiro?
Espero que nem lhes passe isso pela cabeça, porque os Partidos devem ter memória.
O PSD já vimos que não tem, apesar de andar por aí a pagar jantares às 'velhas guardas', as quais - em Alfena pelo menos - deveriam ter bem presente a pulhice de 2009!