VALONGO - OS VEREADORES MENORES...
Fui - como de costume aliás - à reunião pública de Câmara de hoje.
Mais uma vez e desde há meses a esta parte, constatei que os ex vereadores da Coragem de Mudar e agora 'independentes' (independentes da dignidade da representação que vestiam) estiveram mudos e calados no ponto de antes da Ordem do Dia - e nos outros também.
Era um período onde o vereador menor da Câmara gostava de falar para o 'espelho seu', sendo que a ex divina inspiração da Coragem de Mudar (mais conhecida por alma mater) às vezes também dava uma mãozinha nas intervenções incómodas para o executivo e que agora se sabe que eram só para inglês ver e para sua alta recreação.
Contrastando com tão estranha ausência do verbo por parte de dois exímios manipuladores do mesmo, nota-se uma progressiva postura colaborante e indiciadora de prováveis percursos comuns relativamente ao presidente do executivo e no caso de hoje, uma estreita colaboração do vereador menor com a número dois da Câmara, a vereadora Maria Trindade.
Surpreendente esta postura?
Nem tanto, sobretudo para quem os conhece bem. Eventualmente, uma das consequências - boas ou más, depende apenas do ponto de vista de quem as analise - do último jantar (ou almoço?) alaranjado da Fábrica, onde os dois tiveram lugar de honra!
Há uns meses atrás, os actuais dirigentes da Associação Coragem de Mudar andariam a "conspirar para fazer um acordo secreto com o Partido Socialista, com vistas a garantirem alguns 'tachos' nos futuros órgãos autárquicos".
Eventualmente e porque é quase sempre à mesa e com um bom vinho como 'moderador' que estas coisas se acertam, "teríamos também já alguns jantares ou almoços pelo meio".
Infelizmente para nós - e para eles também - a sua imaginação não transformou os alegados acordos e os repastos anexos em realidade e neste momento, entre a fama e o proveito, quedamo-nos por enquanto com a primeira e ainda não deixamos de pagar tudo aquilo que comemos ou bebemos, sós ou com os amigos - porque ainda somos do tempo das 'contas à moda do Porto'.
Felizmente para eles - e para nós também - confirmou-se que não era a nossa imaginação a efabular sobre a sua colaboração com o 'inimigo' e entre a fama e o proveito de repastos conspirativos anexos, eles conseguiram ficar com os dois.
No intervalo do 'jogo conspirativo' que eles idealizaram e em que supostamente nós estaríamos envolvidos o resultado é o seguinte (em termos de jantares embarcados e goles - eu disse bem, goles - ingeridos):
Ex vereadores da Coragem de Mudar/PSD =1 - Associação Coragem de Mudar/PS =0