JOÃO PAULO BALTAZAR - O 'VALOR FACIAL' DOS APOIOS ad hominem...
A propósito do post "VALONGO - OS 'TRAVESTIS' DA POLÌTICA... (aqui) recebi de um amigo (e fundador da 1.ª versão da Coragem de Mudar) o comentário que se segue:
"Caro Celestino
Você, eu e outros não ficámos perplexos com a notícia de hoje, pelo simples facto de que, como no romance do Garcia Marquez, ela já se antevia de longe. O que me surpreendeu foram os demais apoios, que soube agora, pela leitura do seu blogue: o Videira? Não falo do Zé Manel (porque dele passei a esperar tudo, a partir de certa altura) ou do Luís Azevedo (porque tem de pagar o preço aos novos patrões), mas o Videira, confesso que me surpreendeu.
Pensando melhor, tudo começa a fazer ainda mais sentido. Esta era uma estratégia que, como boa estratégia, foi delineada a longo prazo: primeiro, tomamos a Associação; (como não conseguiram) segundo: impedimos que os actuais corpos gerentes apoiem o PS (ou qualquer outro partido, porque, uma vez neutralizados, nós nos encarregaremos de dar o apoio necessário); terceiro, obteremos as mais valias necessárias num qualquer futuro próximo para os nossos simpatizantes e apoiantes (que um dia destes, como tudo, se saberão; daí os jantares distribuídos por freguesias); quarto, daremos finalmente o apoio explícito, não esquecendo de acrescentar que somos os tais fundadores da Coragem de Mudar que obtivemos uma votação significativa em 2009 (aí teremos o apoio precioso da amiga Dora Mota).
A pequena "nuance" inteligente é a de dizer: apoio o JPB mas não o PSD; assim salvo a face, não me podem chamar troca-tintas e ainda reforço o meu estatuto de independente: eu apoio o JPB porque tem perfil e introduziu novas práticas na Câmara... Não é igual ao restante PSD. Por isso, acho bem que ele não assuma o logotipo do seu (?) partido. É bonito!
Caro Celestino: acho que iremos ver ainda mais só temos de esperar.
Um abraço"
Comentário final - ou melhor, comentários para quê? - São 'artistas' portugueses!