ALFENA - 'A MONTANHA PARIU UM RATO'
Em política vale tudo?
Há muito boa gente que ainda está genuinamente convencida de que sim e então quando a política mete propaganda eleitoral há mesmo algumas alminhas que vão até ao extremo de achar que 'vale tudo e mais alguma coisa'...
Vem isto a propósito do 'segredo' de Alfena - já tínhamos o de Fátima cujos crentes me merecem bastante mais respeito - que hoje foi (finalmente) desvendado com pompa e circunstância e muita complicação de trânsito e os transtornos visíveis ou adivinhados nalgumas fotos que publico a seguir.
A GNR passou no local, num momento a que a 'rua da betesga' ainda não tinha sido tomada pelo 'Rossio', que é como quem diz, pelo mar de gente e obrigou - pelo menos isso - a retirar algumas cadeiras e mesas que ocupavam o que restava do passeio.
Depois de desvendado o segredo, foi a decepção geral e ouviu-se um imenso 'uhhhh!!!' quando a 'montanha', isto é, o misterioso contentor se abriu e dele 'emergiu' um imenso cartaz com a fotografia de um homem bom e respeitado em Alfena ao lado da de um outro que não é não foi nem será nada bom nem para Valongo, nem sobretudo para Alfena!
É evidente que muitos questionaram a legalidade deste evento - política pura e dura e sem disfarce - e a defesa dos seus promotores, gente jovem de Alfena que tem pelo menos a qualidade de saber ouvir críticas e admitir ser qustionada, voltou-se sobretudo para a autorização da Câmara em relação à colocação do contentor-sede de campanha de Guilherme Roque e João Paulo Baltazar.
Pudera! Pois se o último, que é o presidente, é o 'inquilino' do contentor-condomínio que vai estar ali a estrorvar-nos a passagem durante dois longos meses!
É claro que o problema de fundo não é esse, embora o atrevimento de montar uma sede num contentor em cima do passeio já não é um problema pequeno, sobretudo se tivermos em conta que não se trata apenas do dia de hoje, mas que vai ficar ali plantado até ao Setembro. Sobre isso a Comissão Nacional de Eleições irá seguramente ser chamada a pronunciar-se.
O problema de fundo reside por enquanto no dia de hoje e no evento que foi convocado para aquele local, sem que as autoridades tivessem sido chamadas a pronunciar-se: Houve ocupação do espaço público, principalmente a invasão da via de circulação do trânsito com, obstrução total dos passeios, obrigando à circulação de carrinhos de bebé pela rua e para nada disto foi informada a GNR ou solicitada a sua colaboração!
Este é o grande ABUSO, absolutamente desnecessário para Guilherme Roque e que pior do que isso, representa um lamentável 'tiro no pé' pese embora a presença inesperada de tanta gente - ou se calhar, por isso mesmo!
É óbvio que o meu amigo Dr. Sérgio Sousa, vereador e também alfenense, presente no local e co-organizador do evento, não fica lá muito bem na 'fotografia', o que lamento, mas a verdade é que o 'enquadramento' foi escolhido por ele...
Sem legendas, porque desnecessárias, partilho algumas fotografias que pretendem responder à interrogação com que inicio este post.