ALFENA - CONSTRUÇÕES 'CAMILIANAS'...
E pronto...
Eu ainda ameacei recorrer ao SEPNA da GNR mas desta vez não foi preciso.
A construção da emblemática obra à esquina do burgo, denominada 'Varandas do Camelo' lá retomou neste início de semana a velocidade de cruzeiro.
Entre as 9:00 horas de ontem e as 17:30 de hoje, colocaram aproximadamente uma tábua e meia e mudaram um lote de material 10 cm para nascente, por forma a libertar espaço para a próxima travessa que prevêem colocar durante o dia de amanhã.
Dizem os especialistas na arte da construção tipo deck que a este ritmo é bem possível que durante as cheias do próximo a seguir ao próximo inverno (2014/2015) já seja possível aos alfenenses tomarem ali o 'Leça Azul' até Monte Córdova ou até Leça da Palmeira.
Antes disso, irá estar disponível o serviço de ferry boat que ligará Alfena a Valinhas, com inauguração prevista para 8 de Setembro de 2014, dia da festa anual.
Tenho dúvidas, mas também não insisto...
Quem parece não estar nada satisfeito com o avanço da construção é o lavrador do campo em frente que me abordou com um ar profundamente zangado, num dia em que andava por ali a bater umas fotos:
- tem lá algum jeito! Uma pessoa vem para aqui logo de manhã cedo e a bexiga não aguenta até à hora do almoço! Onde é que nos vamos aliviar, com as pessoas a tirar-nos as medidas lá de cima?
Faz sentido...
Como também o faz o desabafo de duas lontras falantes - bilontras, como são conhecidas no meio - reclamando contra a 'camiliana' construção:
- Com esta crise toda, isto só vai prejudicar ainda mais o comércio de finos, gasosas, tostas mistas e afins na emblemática pequena superfície ali em frente, do nosso amigo da Panike!
(A dita cuja, fica na outra esquina do burgo e detinha até aqui o exclusivo dos encontros furtivos dos homens de negócios mais ou menos escuros e das transversais conspirações políticas dos finais de tarde ou domingos de manhã).
Tentando conciliar os vários interesses envolvidos, fala-se que estarão mesmo a decorrer negociações apressadas - no próximo dia 17 o 'dono da obra' (o herdeiro de Fernando Melo) cessa funções - para construir uma ligação em túnel que permita abastecer a partir da aromática superfície os clientes que aguardam o embarque ou presenciam simplesmente a labuta do lavrador...
Alfena já mexe...