CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO - MOMENTO DE 'CONVÍVIO FAMILIAR'...
Hoje estive no almoço de Natal da 'grande família' que é o conjunto dos funcionários e colaboradores da Câmara Municipal de Valongo.
Quem conhece um pouco as características da nossa 'máquina' municipal, sabe que ela se divide por vários pólos espalhados por todo o Concelho, pelo que iniciativas como esta, são para muitos a única oportunidade de em cada ano confraternizarem um pouco, falarem de interesses mais ou menos comuns, cumprimentarem colegas que não viam 'há que séculos'.
(Este ano, o almoço revestia-se de um interesse acrescido, dada a recente mudança de 'gerência')...
Como em todas as famílias, em que uns são do Benfica, outros do Porto e outros ainda de coisa nenhuma, o que interessa é que ao menos uma vez em cada ano todos tenham oportunidade de ser apenas valonguenses envergando a mesma camisola, ainda que naturalmente uns a apresentem mais usada que outros.
Nada no entanto, que uma boa brunidura não consiga disfarçar - e hoje todos a apresentavam impecavelmente brunida.
Momento especial que era, fazia todo o sentido que se alargasse o convívio à 'família alargada', ou seja, membros da Assembleia Municipal, vereadores, presidentes de Junta, todos num ambiente informal e acolhedor proporcionado pela 'Fábrica', onde não faltou um arzinho de Fado a cargo de uma ilustre representante da 'prata da casa'.
Não que eu atribua especial significado à 'marca' Natal, mas quando ele contribui para reforçar laços, estabelecer pontes, valorizar o que de mais valioso as Instituições possuem - o 'património imaterial' do seu potencial humano - eu só posso saudar.
A todos aqueles com quem não pude falar - como podia, se eram tantos? - o desejo de bom Natal e um novo ano com a 'luz ao fundo do túnel' que nos liberte desta penumbra desmotivadora com que terminamos este.