CENTRO DE SAÚDE DE ALFENA - DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR...
Há um ano e tal atrás - em plena "primavera" das Unidades de Saúde Familiar - também os alfenenses tiveram direito ao seu salto qualitativo (?): com pompa e circunstância, com um ou outro arranjo ou pintura nas instalações precárias cedidas há muitos anos pela Igreja, já que a há muito prometida construção de uma nova Unidade, continua por enquanto no mesmo pé - prometida...
De qualquer forma, anunciavam-se algumas inovações: marcação de consultas e pedido de receituário, podiam ser feitos pelo telefone ou e-mail, entre outras...
Um bom exemplo de como é que das promessas à prática vai uma distância nem sempre fácil de percorrer, é o seguinte caso real:
Desde há alguns anos que mensalmente, tenho necessidade de obter uma receita referente a um aparelho respiratório que tenho à minha responsabilidade. Para a obter, apesar de como dador de sangue estar isento de taxas moderadoras, tenho de me deslocar à Unidade de saúde, colocar-me na fila do respectivo guichet de atendimento, apresentar o pedido e depois, passados normalmente 8 dias, repetir a deslocação, novamente fila, guichet para proceder ao seu levantamento - isto se não acontecer um "Vai ter que fazer o favor de passar cá noutro dia, porque ainda não foi assinada..."
Como é evidente, já apresentei uma reclamação, já falei por duas vezes com a coordenadora da Unidade, mas parece que o grande óbice a que me seja dada razão (a mim e seguramente a muitos outros utentes) é o Regulamento Interno que não permite que as novas tecnologias ou sequer o telefone possam servir para este tipo de pedidos - "sabe, disse-me lá do alto da sua posição (de coordenadora) a Drª. Marilita, nós aqui ainda não temos SIMPLEX...).
É... parece que por falta dele (do bendito SIMPLEX) em Alfena vamos continuar a ter "uma espécie de Unidade de Saúde familiar"! - isto porque o Regulamento Interno não permite (ou será que alguém não quer que permita?) - que tenhamos uma genuína Unidade de Saúde Familiar.
Portanto, não há modernas práticas administrativas (SIMPLEX) por causa do Regulamento Interno - e vice-versa...
Bolas! não é que acabei de recriar a famosa "pescadinha de rabo na boca" ?
(Ou devo dizer antes "boca no rabo"? Que confusão!...)