A COZINHA DE VALONGO - MARINADAS E VINHA D'ALHOS...
A vinhadalhos (vinha d'alhos) é uma marinada típica de Portugal, que deu origem a um prato da culinária da Índia, o vindalho. Vinha d'alhos, como o nome indica, é feito basicamente de vinho e alhos, mas contendo sempre sal e, muitas vezes, outros temperos, tais como o cominho e o colorau.
Esta marinada é praticamente obrigatória para os pratos de coelho da culinária de Portugal, como o célebre coelho à caçadora, e tradicionalmente feita com vinho tinto. (Wikipédia)
Ora bem...
Qualquer modesto aprendiz da boa e arte portuguesa de conquistar pessoas através do estômago, sabe que um bom repasto à base de carne de porco ou de coelho exige sempre uma boa marinada, vulgo vinha d'alhos.
Mas atenção! Como dizia a minha avozinha, para uma boa marinada,"pouco tempo não chega e tempo demais é demasia"...
Falo nisto, não porque perceba grande coisa de culinária - sou sobretudo um razoável apreciador do resultado final da arte - mas principalmente porque encontrei uma estranha analogia entre estes preliminares gastronómicos e o que se passa com alguns processos que 'correm termos' na nossa Câmara de Valongo.
Ontem (e hoje, porque o encontro se prolongou noite dentro) este assunto foi alvo de um vivo e intenso debate, sincero, sem omissões, olhos nos olhos, no seio de um grupo de amigos alfenenses - e não só...
Socorrendo-me ainda do exemplo da culinária, o que se passa em Valongo é que cozinheiro foi substituído numa altura em que algumas 'carnes' já tinham tempo suficiente de vinha d'alho e o novo cozinheiro e a sua equipa - sim, porque a cozinha de Valongo envolve de facto uma vasta equipa - têm perdido o tempo todo a 'ver as vistas' e a idealizarem a melhor forma de melhorar a disposição dos móveis esquecendo-se literalmente do aviso da minha avozinha.
O resultado só podia ser este rol de queixas que chegam de todos os lados e mais algum, com uns clientes a barafustarem pela demora na confecção - "então esse lombo (ou esse cozido, ou esse coelho à caçador) nunca mais sai?" e outros, que na sequência desta lamentável demora não tardarão em gritar também que as 'carnes' marinaram em demasia.
A minha avozinha tinha avisado!