A INCONTORNÁVEL 'INTRANSPARÊNCIA' DA GOVERNAÇÃO DE VALONGO...
Numa análise simplista, ou seja, menos rigorosa e desenquadrada da realidade não virtual, quem se apresenta perante o 'seu Povo' para lhe 'prestar contas' e com ele fazer 'balanços participativos' relativamente à qualidade da sua governação deve ser elogiado...
A Câmara de Valongo levou a cabo ao longo da semana passada uma série de sessões alegadamente de 'prestação de contas'.
Corrijo:
A Câmara de Valongo não, porque quem fez isso foram os 4 vereadores do poder socialista 'relativamente maioritário' da Câmara!
Mas já que falamos em 'prestação de contas' - agora sim por parte de José Manuel Ribeiro - porque será que nunca mais ouvimos falar de 'emblemas' da sua campanha como 'multi-serviços' de Alfena (Quinta do Bandeirinha), recuperação (convencionada) do antigo cinema do Centro Social e Paroquial de Alfena, mega projecto do chamado 'Vale do Leça', projecto do Parque Verde de Ermesinde, em Entrecampos (zona da antiga resineira), entre outras promessas?
Alguém pode responder-me que não tendo eu participado em nenhuma das sessões de 'prestação de contas' não tenho legitimidade para falar sobre elas.
Claro que tenho! Pela boca de José Manuel Ribeiro - como diria o outro, "pela boca morre o peixe" - eu fui uma parte activa e fundamental em todas as ideias e projectos que ele 'vendeu' ao seu Povo em 2013. Perante o seu lamentável esquecimento eu só posso assumir a postura crítica que tenho assumido ultimamente e agora uma vez mais, caso contrário estaria a ser tão 'troca-tintas' como ele!
Por outro lado, recuso-me a participar em 'teatrinhos infantis' como aquele que os 'bate-palmas' do presidente de Câmara engendraram para ajudar o líder concelhio do PS a 'lavar a face'.
Se queremos chamar 'prestação de contas' a este arremedo de transparência que a 'Câmara dos 4' andou por aí a fazer, então metamos a 'Câmara de facto' no assunto! - Nos tais teatrinhos de que falei, quem actuou foi apenas o 'o núcleo da rosa'!
Muito do pouco que tem sido feito até aqui, tem sido sobretudo por influência da oposição e muitos dos erros e asneiras que têm sido travados ou corrigidos, foram-no também por acção directa dos vereadores sem poder!
Parafraseando um 'intelectual' da nossa praça e porta-voz informal do presidente Zé Manel para as redes sociais, não adianta tentar iludir os valonguenses com 'galinhas mansas' (*)
Atrevo-me ainda a parafrasear o dito 'intelectual' para dizer em jeito de conclusão - ou talvez prólogo:
"Aquém e além Sudão (**) mandam os que cá estão"...
(*) 'Falinhas mansas', digo eu...
(**) Susão, certamente...