A (PROVÁVEL) 'ROTA VALONGUENSE DO TRÁFICO DE PEPITAS DE OURO SUJO'...
É bem conhecido o dito popular castelhano 'yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay' - na versão original galega 'eu non creo nas meigas, mais habelas hainas'...
A propósito deles, ocorreu-me de repente a existência de uma (provável) 'rota valonguense' relacionada com o 'garimpo de Alfena' e onde o eminente homem de negócios António Vitorino pode (eventualmente) ter sido parte.
Recordo que ele foi mandatário nacional de António José Seguro para as eleições europeias e por via disso, desconfio também que (ainda) tem direito a 'uma velinha com o seu nome no oratório de José Manuel Ribeiro'...
Vale a pena por isso ler este artigo do Jornal I publicado em 9 de Março último mas que mantém toda a actualidade...
A tal 'rota valonguense' na 'prospecção e tráfico de pepitas de ouro sujo', é apenas uma linha de raciocínio que precisa ainda de ser aprofundada.
Sobre isto, escrevi hoje na minha página do Facebook este texto:
____________________________________________________
António Vitorino e as suas ligações empresariais...
Ao banco Santander também, pois claro!
O Santander é o detentor do fundo de investimento imobiliário NOVIMOVEST que por sua vez é dono do 'garimpo' de Alfena onde vai ser instalada a plataforma logística da Jerónimo Martins.
O 'garimpo' resulta de uma alteração à classificação REN/RAN de uma vasta área arrebanhada em 2007 por um conhecido testa de ferro, na zona da Senhora do Amparo.
O Santander comprou por 20 milhões os terrenos comprados meia hora antes - na mesma Conservatória em Matosinhos - por 4 milhões e iniciou de imediato a 'garimpagem', mesmo sem qualquer instrumento legal que lhe permitisse revolver a Natureza da forma irresponsável, criminosa mesmo, como fez.
Fernando Melo e sucessores, fizeram de conta que não se passava nada e o assunto 'seguiu para bingo' através da aprovação da nova Carta REN de Valongo e posteriormente, já com uma nova Câmara Socialista, através de uma alteração ao PDM de Valongo que contou com o apoio de José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo e presidente do PS Valongo também...
Alguém perguntará: "mas o que é que António Vitorino ou o PS têm a ver com isto?"
Eu não disse que tinham! Limitei-me a seguir uma linha de raciocínio possível. Se é lógica ou não, talvez o venhamos a saber um dia, se o Ministério Público resolver investigar a minha recente denúncia relacionada com o dito 'garimpo'.
Ah! Esqueci-me de referir que António Vitorino e José Manuel Ribeiro pertencem ambos ao mundo da maçonaria. O primeiro na GOL (Grande Oriente lusitano) e o edil valonguense, na loja Passos Manuel...