A41 (NÓ DE ALFENA) - A VERGONHA!
É verdadeiramente um escândalo de dimensão nacional o que se está a passar com o buraco na A41 junto ao nó de Alfena e que impede a circulação a partir do mesmo no sentido Maia/Aeroporto.
Mas quase tão grave como a ocorrência que só não provocou uma tragédia por muita sorte, é a forma irresponsável como a concessionária ASCENDI tem gerido o problema:
- Só muitos dias depois do aluimento é que a mesma começou a fazer alguma coisa no sentido da sua reparação - 'alguma coisa' significa neste caso meios insignificantes e obras das 8 às 17 de Segunda a Sexta.
- Só esta semana e depois de alguma pressão - tão poucochinha - por parte dos autarcas dos dois Concelhos, é que a ASCENDI se dignou prestar uma informação sobre o problema e anunciar 16 semanas de suplício.
- Nem sequer se preocupou em tomar medidas para que nas vias alternativas - eu disse 'alternativas'? - se minimizasse o suplício diário, através da reprogramação de semáforos e/ou desactivação de alguns, sinalização de desvios, etc.
E perante tudo isto, o que é que vemos?
1. O presidente da Câmara de Valongo a exigir à ASCENDI um pedido de desculpas!
(Um pedido de desculpas está ele a dever há muito aos alfenenses e ermesindenses pelo facto de continuarem a aturá-lo)!
2. O presidente da Câmara da Maia - neste caso também o de Valongo - a perder tempo com processos judiciais contra a ASCENDI para exigirem uma indemnização pela degradação das vias alternativas em resultado do aumento da intensidade do trânsito!
3. Um governo - o Ministério que tutela esta SCUT - sem dar qualquer sinal de que 'lê-os-jornais-já-tomou-conhecimento-da-ocorrência-e-que-vai-agir-em-conformidade'!
E neste caso, agir em conformidade poderia significar no limite revogar a concessão!
Trabalharem em 'câmara lenta' das 8 às 17 de segunda a sexta é gozarem com o Povo!
Por mim, se mandasse "metia tudo lá dentro - máquinas, camiões e materiais - tapava o buraco e colocava os administradores da ASCENDI, alguns autarcas locais e alguns ex-governantes, na camada de acabamento e compactava bem!