ALFENA-A-BELA - MAS NÃO ADORMECIDA...
Aproveitei esta tarde de 'Outono-que-ainda-não-é-Outono-porque-ainda-é-Verão-mas-não-parece', para elaborar um roteiro para a manhã de amanhã, um pequeno passeio por esta cidade linda que é 'Alfena-a-Bela' - pela 'parte-imaginária-de-há-uns-tempos-atrás-mas-agora-uma-feliz-realidade' - ooops!.
Então vai ser assim:
Para começar, vou tomar o pequeno-almoço naquele novo café-esplanada da nova zona de lazer do 'Vale do Leça' recentemente inaugurada com a pompa e circunstância do costume pelo presidente da Câmara. Vou gastar pelo menos uma hora a contemplar o espreguiçar um pouco mais vigoroso do que é normal para a época, do nosso querido Rio Leça.
Foi uma obra prometida pelo presidente anterior, transformada até em 'sineta' eleitoral, mas que acabou por ser concretizada em tempo recorde e de acordo com as melhores práticas, já neste mandato.
Depois, e porque é sábado, vou fazer o que faz a maioria dos alfenenses nas manhãs de sábado: uma caminhada ao longo das margens do nosso Rio, que como todos sabemos, beneficiaram nos últimos meses de uma grande operação de limpeza, desassoreamento e recuperação, desde o parque de S. Lázaro até à fronteira com a cidade irmã de Ermesinde e onde foi instalado - também em tempo recorde - o há muito prometido passeio pedestre, construído em deck - para fazer pandã com as 'varandas do Camelo' junto à ponte do Pentieiro.
Tal como se vê por estes três exemplos - Vale do Leça, limpeza e desassoreamento do Rio e passeio pedestre - a nossa Câmara promete o que cumpre, o que prova aos detractores do costume que não têm nenhuma razão quando dizem que apenas o Rui Moreira o está a fazer na Câmara do Porto.
Ao contrário do que diz António José Seguro, ainda há autarcas que não ficam 'à janela da Câmara' e José Manuel Ribeiro é um deles.
Mas há mais:
Sensivelmente a meio do percurso pedestre e para sul do 'Vale do Leça', fica a zona multiusos/feiras temáticas instalada sob o viaduto da A 41, um espaço essencialmente funcional, mas também dotado de todas as condições para uma pequena pausa de descontracção e alívio de fluidos ou equiparados para os caminheiros de circunstância, agora que finalmente foram concluídas as prometidas instalações sanitárias. Como estamos recordados, a sua falta atrasou um pouco a inauguração do equipamento que chegou a estar prevista para Abril passado, mas finalmente tudo acabou em bem...
De caminho, não deixarei de conferir o estado avançado das obras de recuperação dos velhos moinhos e também da levada do Cabo, tudo obras reivindicadas há anos pelos alfenenses e que finalmente estão aí, em velocidade de cruzeiro.
Ah! Não me vou esquecer de fazer um pequeno desvio no caminho de regresso, para ver em que ponto estão as obras de adaptação da casa da Quinta do Bandeirinha, a fim de instalar o prometido pólo de Serviços municipais/sede da Junta/loja do cidadão.
Já há uns dias que não passo por ali, mas pelo que vi da última vez, a obra deve estar muito próxima da sua conclusão.
O início dos trabalhos sofreu um ligeiro atraso dada a necessidade de a candidatar a uma linha de fundos comunitários, mas com um esforço suplementar de todos os envolvidos, o cronograma que previa a inauguração do espaço durante o primeiro ano de mandato do nosso presidente, deve ser cumprido à tangente...
E pronto. Julgo que tenho aqui programa para a manhã toda. Com jeitinho até corro o risco de ouvir o sermão habitual "já estamos p'raí há dois minutos à tua espera e assim a sopa fica fria e o bacalhau com natas perde a graça" e as reprimendas do costume - das manhãs de sábado do costume nesta 'Alfena-a-Bela' que nos distrai com tanta beleza e tantas tentações...
'Disclaimer' (que é como quem diz 'limitação de responsabilidade'):
Não garanto total rigor ou inteira veracidade (aqui para nós que ningém nos ouve, não garanto nenhum rigor nem nenhuma veracidade) na descrição dos locais. Estou no entanto convencido que se algum não estiver (ainda) tal como descrito, não tardará muito em estar...