ALFENA DO NOSSO DESCONTENTAMENTO - O LAMENTO DOS PATOS...
Às vezes também faz falta falar de coisas comezinhas...
Ontem em conversa com um casal de patos do grupo que costuma navegar no troço do Rio Leça entre S. Lázaro e a levada do Cabo, peguntei-lhes porque se quedavam por ali e não experimentavam ir um pouco mais para sul, até Ermesinde, por exemplo.
Apanhei-os - 'apanhar' é uma forma de dizer - a meio de uma intensa troca de carinhos eventualmente relacionada com a preocupação de assegurarem a continuidade da espécie (nas galinhas seria 'galadela'...) mas mesmo assim ainda deu para me prestarem um pouco de atenção e explicarem que em Alfena, no troço do Leça mais a jusante - ali por alturas de Cabeda, Senhora da Paz, alto do Reguengo - a matéria fecal é demasiado intensa mesmo para o seu gosto de patos do Rio.
Deixo este reparo do jovem casal amoroso à consideração do executivo da Câmara de Valongo.
É claro que sei que os serviços de águas e saneamento estão concessionados aos chineses da BeWater e é a eles que compete a resolução do grave problema da descarga directa dos efluentes para o Leça na zona referida...
É claro também, que sei que esta tem sido uma boa parceira da Câmara no patrocínio de diversos eventos festivos e isso também é investimento virtuoso e não pode ser posto em causa com pressões de qualquer espécie...
Mas também sei que este executivo tem estado sempre de forma (quase) incondicional do lado da BeWater, mesmo contra o parecer da Entidade Reguladora (ERSAR) e por isso, acho que chegou a altura de esta retribuir de forma um pouco mais intensa essa boa parceria.
(Não-selia-altula-de-ajudalem-o-senhol-engenheilo-Soblal Piles' (o vice-presidente da Câmara) a cumprir a promessa que fez aos alfenenses mais a Sul, de lhes acabar com o fedor, de canalizar a merda para o sítio certo e ajudar a despoluir o Leça antes de o "passarmos aos nossos vizinhos" de Ermesinde)?
É que ele - o senhol engenheilo - já nos prometeu que isso seria feito até final do ano - do ano de... 2016!