ALFENA EM 'ESTADO DE SÍTIO' - NO FIM DE SEMANA QUE PASSOU...
Os alfenenses não merecem ser tratados como gente menor - pelos governantes mais próximos e pelos do governo do subúrbio!
Podem dizer tudo o que lhes venha à cabeça sobre o êxito que foi a 'Festa do Brinquedo', fingir que correu tudo muito bem, que todos os alfenenses e não só estiveram de alma e coração ao lado dos organizadores do evento e blá-blá-blá...
É consensual que quanto ao evento em si, não há nada de muito relevante - no sentido negativo - a apontar, mas no que toca à insanidade de fechar durante 5 dias a Rua de S. Vicente, quanto a isso bem podem tocar violinos, invocar o fecho de ruas em Ermesinde por alturas do S. Lourenço, ou até - insanidade das insanidades - apontar o 'precedente'(?) da noite da construção do tapete de flores para a Senhora do Amparo em Alfena - como alguns fizeram - porque a vossa profunda estupidez da semana passada perdurará seguramente por muito tempo!
_____________________________________________________________________________________
Este foi o protesto que apresentei ontem na sessão da Assembleia Municipal:
AMV_30Set2015
Festa do Brinquedo e Grande Prémio José Magalhães (Alfena)
Declaração de protesto
O poder Local é por definição, o poder da comunidade.
Exercido de uma forma representativa pelos representantes eleitos pela maioria, na verdade estes não representam (apenas) essa maioria mas o todo.
Portanto, o interesse da comunidade deve ser visto da forma mais abrangente possível.
No passado fim de semana teve lugar em Alfena um evento que à partida teria tudo para ser acolhido pela comunidade de forma consensual: a Festa do Brinquedo.
Assim não foi e aquilo que se passou foi de uma enorme irresponsabilidade – da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, das autoridades de segurança (GNR), de todos em conjunto ou de cada um pouco ? – e não pode repetir-se no futuro.
Fechar a principal via de ligação de Alfena ao território envolvente (Rua de S. Vicente) durante 5 dias, só pode ter sido decidido num momento de insanidade de todos os organizadores desse evento.
Os eventos – de âmbito cultural, recreativo ou de outro tipo, têm todo o interesse em suscitarem a adesão e não a revolta das populações e no fim de semana passado em Alfena houve pelo contrário, muitas centenas de cidadãos profundamente zangados com as ‘pedras’ que a Câmara, a Junta e a GNR lhes colocaram no caminho.
A agravar essa revolta, teve lugar na manhã de Domingo uma corrida de homenagem a um atleta olímpico da nossa terra – Grande Prémio José Magalhães organizado pelo Atlético Clube Alfenense - e que veio acrescentar o bloqueio da Rua 1º de Maio ao bloqueio anterior, acrescido neste caso de muita descoordenação à mistura.
Assim não, senhores promotores de eventos!
Celestino Neves
(Independente)