EM ALFENA O CARNAVAL É NA QUARESMA...
Sei que alguns daqueles que me conhecem melhor me vão tentar 'arrumar' com aquela pergunta característica de quem não tem melhor forma de argumentar: "e que tens tu a ver com isso"?
Uma abordagem simplista da coisa poderá até levar a concluir que lhes assistirá razão, uma vez que não sendo eu crente nem pessoa de romper os bancos da igreja, não terei nenhum direito a "meter a foice em seara alheia"...
Não sou porém pessoa que se consiga arrumar tão facilmente, pelo que nem esse handicap o conseguirá fazer. Até porque sendo cristãs e católicas as minhas origens, sempre fui profundamente respeitador da cultura e das tradições cristãs e sobretudo, da fé genuína que testemunho à minha volta e que em Alfena pode ser comprovada pelo grau de participação dos meus conterrâneos em todas as práticas religiosas do burgo.
Não é portanto demagogia barata aquilo que motiva a minha mais veemente crítica à intenção da Junta de Freguesia e de Arnaldo Soares, de transferirem o carnaval de Alfena para o primeiro Domingo da Quaresma!
Bem podem dizer que não são os únicos e que noutros pontos do País outros também o fizeram! Nem por isso a idiotice será menor nem a ofensa aos 'bons costumes' menos grave! Porque "cada qual é que sabe onde lhe aperta a bota" e não sendo todos os pés iguais, em Alfena a bota vai apertar mesmo!
Choveu no carnaval? Temos pena... o clima tem destas coisas: às vezes chove e faz frio no verão e temos calor no inverno e nem por isso mãe natureza nos faculta, por exemplo, o direito de transferirmos as duas semanas de praia que 'calharam mal', para um momento mais oportuno!