ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VALONGO - A 'LEI DA ROLHA'?
Eu já previa o que se passou ontem comigo na Assembleia ...
Depois da minha saída do grupo do PS, era mais que certo que José Manuel Ribeiro 'daria ordens' à Mesa para 'cronometrar ao segundo' os meus tempos de intervenção...
Não está em causa o bom funcionamento do 'cronómetro' da Mesa mas apenas a sua desconformidade com os critérios de equilíbrio e bom-senso que até aqui têm prevalecido.
É certo que o Regimento foi patrocinado por forças partidárias, quase todas avessas a 'atrevimentos' de independentes desalinhados e por isso ele é o que é.
Mas sendo o que é, pode vir a ser o que não é - imbuído de bom senso quanto baste e de um sentido de justiça que não nos deixe a todos ficar mal.
Ontem levei para o período de 'antes da ordem do dia' 4 Moções e uma lista de perguntas para serem respondidas por escrito,
Justo, ou pelo menos lógico, seria que me fosse dado tempo, senão para ler os documentos na íntegra, pelo menos para os referir em tópicos - que foi o que tentei mas não consegui sequer concluir.
Pelas razões que já expliquei noutro post, os assuntos de 'antes da ordem do dia' transitaram para o período de 'depois da ordem do dia' que decorrerá na continuação desta sessão, no próximo dia 8 de Outubro.
Ainda cheguei a equacionar a hipótese de 'mover montanhas' para tentar dotar o Regimento de racionalidade, mas depois pensei melhor e desisti.
Se o grupo municipal que eu integrei até há pouco - e do qual não tenho nenhuma, mas mesmo nenhuma razão de queixa - quiser chamar a si a 'tarefa patriótica' de o fazer, terá obviamente o meu aplauso, caso contrário - e isto passa a ser uma questão de princípio - conviverei com a 'irracionalidade' do Regimento.
Futuramente, todos os meus documentos passam a ser encabeçados por uma súmula 'bombástica' - chamemos-lhe assim - e serão entregues à mesa, que depois, antes de os submeter à votação terá de os ler na íntegra para que quem os vota saiba o que está a votar.
É claro que também podia enveredar por uma estratégia 'apalhaçada' ao estilo de José Manuel Ribeiro deputado municipal, que no mandato anterior se pôs um dia a falar para a cadeira vazia de Fernando Melo, como se ele lá estivesse...
Podia por exemplo, treinar em casa a leitura dos meus documentos em 'velocidade 8x' - como na publicidade dos medicamentos naquela ridícula leitura das bulas que ninguém consegue acompanhar - mas acho que não devo brincar com a seriedade do Órgão ao qual pertenço...