BOMBEIROS DE ERMESINDE - O 'APAGÃO' DOS JORNAIS LOCAIS...
Verdadeiramente lamentável é o 'auto-sequestro' - se é que posso usar este termo - a que se sujeitaram os jornais locais do nosso Concelho em relação ao que se passa nos Bombeiros de Ermesinde!
Percebo que o facto de alguns dos dirigentes derrotados em Dezembro fazerem parte de 'quase tudo' e em 'quase todas' as Instituições mais relevantes de Ermesinde, para além de integrarem também algumas ramificações partidárias locais, provoque muito incómodo a quem trata da 'navegação' difícil de jornais como A Voz de Ermesinde e Jornal Novo de Valongo entre outros.
Passa-se aliás o mesmo e por idênticas razões, com tudo o que se relaciona com a empresa SEC-Sociedade de Empreitadas e Construções.
Escrever sobre amigos que se 'portam mal' é sempre desagradável e ter que dizer algumas verdades sobre Almerindo e Artur Carneiro e sobre o processo Kafkiano da insolvência daquela empresa com o despedimento selvagem da maioria dos seus trabalhadores, é-o igualmente...
Percebo pois, mas não aceito!
Se o sequestro dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, com a direcção cessante 'trancada' na Instituição agarrada ao poder à custa de expedientes processuais inconsistentes ou de litigância de má fé que impede a tomada de posse dos Corpos Sociais eleitos não é NOTÍCIA, eu vou ali e já venho!
Se o encerramento fraudulento da SEC e o nebuloso processo de dispersão e/ou dissimulação de património actualmente em curso não são motivos suficientes para uma pequeníssima nota que seja no Jornal Novo de Valongo ou na Voz de Ermesinde, eu já não sei que outros assuntos o possam justificar!
Nos Bombeiros por exemplo, a acusação de assédio sexual a uma bombeira, o despedimento de um bombeiro que se atreveu a falar sobre o assunto na sua página do Facebook, ou a suspensão de sócios incómodos, como Serafim Barros que é nem mais nem menos o único Bombeiro com crachá de ouro na Instituição (o comandante, que tem a mesma condecoração, não tem 'alma' de bombeiro) e eu próprio, não são suficientes para captar o interesse de dois Jornais de que gosto e onde já escrevi por diversas vezes.
Lamentavelmente eu e muitos outros independentes das 'máquinas' - dos vários tipos de 'máquinas' conhecidas por estas bandas - vemo-nos forçados a criticar com toda a veemência esta postura subserviente face a lobbyies como os Rotários, ex-SEC, Centro Social de Ermesinde e também de algumas 'bolsas' de socialistas locais instalados em todos aqueles e com suficiente capacidade para protagonizarem na sombra este lamentável lobbying.
Enquanto esta postura persistir, os órgãos de comunicação locais vão ter de continuar a depender mais das contribuições 'em espécie' do poder local e desta gente instalada, do que da sua própria capacidade para gerarem 'audiências' mais ou menos fidelizadas a um perfil efectivamente construído.