CÂMARA DE VALONGO - CORRUPÇÃO, GESTÃO DANOSA E OUTROS DANOS...
* Matam-nos os peixes e os nossos rios...
* Destroem os nossos ecossistemas...
* Atentam contra a Saúde Pública...
* E ainda temos de lhes pagar por isso?
* Devolvam-nos a parte C-R-I-M-I-N-O-S-A que nos têm cobrado na factura da água!
(...) o megaprocesso de corrupção em curso com o alto patrocínio de José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo (...)
(...) o actual presidente aprimorou a corrupção que dizem existir na Câmara de Valongo, protegeu os seus agentes mais conhecidos e rapidamente assumiu como sua a estratégia de um jogo que ja estava a ser jogado (...)
(Extractos da acusação no Acórdão da Relação do Porto - que pode ser lido neste link - e em que fui totalmente ilibado nas duas acções de difamação agravada interpostas pelo presidente e pela Câmara)
___________________________________________
Tal como como fui reafirmando ao longo das 7 sessões de Julgamento na primeira instância mantenho até agora a afirmação de que José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo (apenas) aprimorou a corrupção que dizem existir na Câmara de Valongo, continuando até ao presente a proteger os seus agentes mais conhecidos.
Na mesma linha, mantém inalterada a estratégia que assumiu como sua, num jogo que já estava a ser jogado (...)
E não apenas em relação aos casos de que muito se falou no 'julgamento do século' - porque o jogo afinal (ainda) não terminou...
Mas vamos então a exemplos - um por agora...
E ele é provavelmente, dos muitos de que se fala ou simplesmente se murmura, o mais ruinoso para os interesses do Município e dos seus munícipes.
Falo evidentemente da concessão da água e do saneamento cuja concessionária é a BeWater.
Mão amiga fez-me chegar o conjunto de documentos que publico abaixo com algumas 'notas e anexos' que remetem para documentos oficiais da Câmara que - deliberadamente? - são mantidos escondidos/camuflados na 'floresta' imensa de informação irrelevante, repetitiva e panfletária que ninguém lê.
Em Valongo, existe desde 2005 um gravíssimo crime ambiental - sobretudo em Campo e Sobrado, mas não só - e em que a Câmara - executivos anteriores e actual - são os principais e se calhar únicos responsáveis!
A BeWater não serve os interesses do Município e desde há muito que a concessão que detém e que nos amarra à desgraça deveria ter sido resgatada.
A oposição - a de esquerda porque compreensivelmente o PSD não pode fazê-lo, dado que foi pelas suas mãos que a Veolia (antecessora do BeWater) cá chegou - reclama o resgate deste contrato ruinoso mas José Manuel Ribeiro continua a acenar desde 2013, o ano em que chegou ao poder, com o 'papão' de um 'pesado processo litigioso'.
Os rios Ferreira e Leça 'gritam' há anos "a'qui del rei" sem que ninguém lhes acuda...
Bem... devo dizer em abono da verdade que os gravíssimos constrangimentos de que padecem as actuais ETAR's e a falácia em que nos fazem acreditar sobre o tratamento de águas residuais em Valongo, são da inteira responsabilidade da Câmara e deste presidente e não da concessionária, o que torna toda a situação ainda mais revoltante uma vez que os cidadãos costumam eleger os autarcas para fazer o contrário de tudo o que nesta área tem sido feito em Valongo!
(Este sábado a meio da tarde e em pleno recinto da Igreja da Senhora da Paz em Alfena, tive a oportunidade de confirmar a forma como o "tratamento" das águas residuais é feito em Valongo: o 'cheirinho agradável' que emanava do razoável curso de água da ribeira de Cabeda não deixava dúvidas a ninguém! A sorte dos devotos que enchiam a igreja na habitual missa vespertina é que o caudal ainda vai um pouco acima do habitual e a... merda, porque não dizê-lo? mais diluída no volume de água não cheirava de forma tão intensa)...
Será que José Manuel Ribeiro está de boa fé e a defender os interesses do Município quando fala nesses custos?
Será que o engenheiro Sobral Pires - vice-presidente no mandato anterior e que integrava a Comissão de acompanhamento do contrato - defendeu os interesses dos valonguenses quando negociou os aditamentos que então foram feitos e que José Manuel Ribeiro defendeu - mesmo contra a opinião da Entidade Reguladora?
Será que o acordo com a BeWater e os moldes em que funciona não fará também ele parte integrante "do tal jogo que já estava a ser jogado"?
Autarcas existem por esse País fora que tendo sido 'amarrados' a contratos ruinosos como o de Valongo, têm encontrado coragem para lhes pôr fim.
Foi assim recentemente em Mafra - ver aqui...
Já aqui em Valongo, falar sequer nessa hipótese é assunto 'tabu'...
Será que essa inibição(?) tem alguma coisa a ver com o facto de a BeWater ser um parceiro importante na promoção das iniciativas panfletárias do presidente da Câmara?
O conjunto de documentos que se seguem é extenso mas não podia ser de outra forma. Não tenho a expectativa de que muita gente tenha a pachorra de os percorrer ao detalhe mas acreditem, o assunto é mesmo relevante!
Apelo aos mais corajosos para que me ajudem a perceber um pouco melhor os detalhes do 'jogo que ainda decorre', com vistas a uma eventual denúncia - mais uma - por corrupção e/ou favorecimento ilícito e/ou gestão danosa.
- Os Rios Ferreira e Leça andam há tempo demais a sofrer as descargas criminosas neles lançadas sem qualquer tratamento, sendo que na factura que nos é apresentada esse tratamento é cobrado! Se nos matam os peixes e nos destroem os ecossistemas, porque raio é que ainda temos de lhes pagar pela irresponsável e criminosa negligência?
- A Câmara anda há demasiados anos a pactuar de forma criminosa com esta situação e a permitir a acumulação do enorme passivo ambiental que todos podemos constatar.
* Matam-nos os peixes e os nossos rios...
* Destroem os nossos ecossistemas...
* Atentam contra a Saúde Pública...
* E ainda temos de lhes pagar por isso?
* Devolvam-nos a parte C-R-I-M-I-N-O-S-A que nos têm cobrado na factura da água!
____________
Notas e anexos:
(Copiar a ligação e colar na barra do navegador)
http://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/documents/ct5-trataguasresiduais.pdf
https://www.apambiente.pt/_zdata/Divulgacao/Publicacoes/Guias%20e%20Manuais/guia_ETAR_final.pdf
https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/34892/1/91.pdf?ln=pt-pt
https://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/obra-de-ampliacao-e-remodelacao-da-etar-de-campo-jaarrancou
https://www.cm-valongo.pt/pages/421?folders_list_39_folder_id=222
https://www.cm-valongo.pt/pages/421?folders_list_39_folder_id=221