CÂMARA DE VALONGO EM MODO MAIORIA ABSOLUTA(mente) DEPLORÁVEL...
Hoje foi dia de reunião pública de Câmara - em Valongo, às 10:30 e... muitos minutos de atraso.
Alguém - que não se tenha dado ao trabalho de ligar previamente para o Gabinete de Apoio ao Munícipe - sabia desta reunião?
Eu também não!
* Uma Câmara que gasta dezenas de milhar de euros em publicidade encapotada em jornais locais, regionais e nacionais para se auto-promover não se dá ao trabalho de manter o 'site da Internet do Município - https://www.cm-valongo.pt - devidamente actualizado e com os anúncios que verdadeiramente interessam aos munícipes, como é o caso das reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal, entre outros!
* Uma Câmara que mantém 4 vereadores a tempo inteiro e 2 a meio tempo, não tem tempo nem o respeito para com os munícipes de começar, uma vez que seja, as reuniões públicas a tempo e horas, como foi o caso da de hoje!
* Uma Câmara que promete fazer mais pelos seus munícipes do que aquilo que foi feito nos tempos 'da outra senhora' (antes de 2013) mantém a maioria ruas do Concelho em estado lastimável e grande parte dos passeios esburacados ou de configuração pouco amigável - os que existem evidentemente porque dos outros, dos que se prometeu construir, continuamos à espera...
* Um presidente de Câmara que prometeu maior proximidade e até reservou um dia da semana para atender aos pedidos de audiência dos seus munícipes, mantém uma longa "lista não oficial e secreta" de inscritos aos quais não dá resposta...
* Uma Câmara que, sabendo do défice de equipamentos colectivos em todo o Concelho - pequenos espaços de lazer ou desporto, parque infantis, etc., cede por 50 anos o último terreno resultante das cedências no âmbito da urbanização existente ao lado da rotunda da A41 em Alfena (junto ao restaurante 'D. Garfo' à Associação (muito respeitável seguramente e não é isso que está em causa) Moto Clube de Alfena para ali construir a sua nova sede e ainda paga - pagamos todos nós - os custos com a elaboração do projecto!
* Uma Câmara que tanto criticou a "outra senhora" pelas relações de compadrio que desenvolveu e manteve durante anos com algumas 'associações do regime' sabe que, na mesma urbanização atrás referida, existe um terreno cedido há vários anos à AVA - Associação Viver Alfena, de que foi presidente a actual vereadora Manuela Duarte, afim de nele construir a sua sede, mas que se mantém até agora desocupado e ao abandono, porque na verdade apenas teve a finalidade de constituir património que justificasse à altura o reconhecimento da mesma como IPSS!
(Não se justificaria neste caso de consolidado desinteresse, utilizar a figura da 'reversão' do processo de cedência?)
Esta é a autarquia, este é o presidente, estes são os vereadores a quem os valonguenses deram a maioria absoluta em 2017, uma maioria que se assume como socialista e muito transparente, por oposição às cores da 'outra senhora' e à (alegadamente) menor transparência de procedimentos de então. Lamentavelmente e em muitos aspectos, que posso detalhar num outro momento, tenho de reconhecer que o Povo tem uma enorme sabedoria quando diz que "atrás de mim virá...".
Não chego (ainda) ao ponto de interpretar à letra o ditado popular mas pelo caminho que as coisa levam...
Esta é a autarquia que (alegadamente) caminha em velocidade de cruzeiro para um terceiro mandato de José Manuel Ribeiro - o mandato que lhe dará direito à tal reforma antecipada de 'tonalidade levemente dourada'...
__________
PS: Esta publicação teve pelo menos um mérito: demonstrar que na Câmara seguem - continuam a seguir - o meu Blogue. Tanto assim é, que logo a seguir à publicação do 'post', lá apareceu no site do Município a ordem de trabalhos para a reunião de hoje. A destempo, evidentemente e sem qualquer utilidade...