CÂMARA DE VALONGO - 'MAIS INVESTIMENTO MAIS EMPREGO'. POIS...
Prévia declaração de interesses:
Conheço o arquitecto Vítor Sá apenas socialmente, não tenho nenhuma pendência pessoal com a Câmara em que ele seja parte e mesmo nos casos que a pedido de vários munícipes tenho vindo a acompanhar, tanto quanto me foi dado perceber, em nenhum houve intervenção directa deste funcionário superior da Câmara.
Já por diversas vezes tive oportunidade de referir neste Blog que considero absolutamente inadmissível que ao longo do mandato anterior e depois da condenação do arquitecto Vítor Sá a 3 anos e meio de prisão por um crime de corrupção passiva, o executivo não tenha extraído nenhuma consequência compatível com esta sanção da primeira instância judicial, nomeadamente, através de um processo disciplinar interno visando punir - ou afastar dos quadros do município - o referido arquitecto.
Esta mesma opinião foi por mim manifestada em intervenções públicas nas reuniões de Câmara, facto que incomodava visivelmente o então presidente Fernando Melo, o qual sempre se esquivou a dar grandes explicações.
Por isso mesmo requeri 2012 uma informação escrita sobre o assunto, tendo recebido como resposta este verdadeiro 'mimo' de rigor e clareza e acima de tudo, de português escorreito - ver o recorte que se segue - assinado pelo chefe de gabinete de Fernando Melo:
É claro que sou capaz de conceder que tendo o arquitecto Vítor Sá recorrido da pena, qualquer acção interna pudesse sempre aguardar pela decisão final sobre o recurso e pelo seu trânsito em julgado.
Ora o referido trânsito em julgado ocorreu já há bastante tempo - tanto quanto sei, há já mais de um ano - e não se estranhando que o executivo anterior nada tenha feito, o mesmo já não se pode aplicar de modo algum ao executivo actual, que foi eleito com a promessa de MUDAR VALONGO e libertar o nosso Concelho das garras da corrupção que o manietaram durante 20 longos anos!
Mas como se esta lamentável e quase criminosa omissão não bastasse, o arquitecto Vítor Sá ganhou um novo e reconfigurado protagonismo, na órbita próxima do Presidente, participando em todas as acções de preparação fase final da revisão do PDM, nas várias iniciativas de discussão pública que quase sempre liderou e até mesmo na última acção de apresentação dos resultados da discussão pública que decorreu há dias em Ermesinde em que foi ele fazer as apresentações e a dar a maioria das respostas - em nome da Câmara.
A par disso, 'ganhou' ainda um novo gabinete - criado expressamente para ele? - chamado Gabinete Mais Investimento Mais Emprego!
Pois...
Também no famigerado, repito, famigerado - e também lesivo dos interesses de Valongo - Contrato de Urbanização com a Novimovest e a Jerónimo Martins para a construção em Alfena de uma plataforma logística ele é o elemento de contacto da Câmara para o acompanhamento do assunto! - ver recorte a seguir.
Ora, sendo o chamado 'garimpo de Alfena' um caso de referência - e de estudo também - onde a corrupção está em todos os detalhes e também no todo, é curioso que o arquitecto Vítor Sá - que foi condenado a 3 anos e meio por corrupção - tenha sido indicado por José Manuel Ribeiro em representação da Câmara!
O recorte:
Como é costume dizer-se nestas circunstâncias, "as acções ficam com quem as pratica" e se José Manuel Ribeiro quer que (ainda) continuemos a acreditar que não tem nem quer ter nada a ver com corrupção, vai ter de se esforçar um pouco mais.
Não que não gostasse de assistir a um genial 'golpe de asa' do novo presidente, mas com toda a sinceridade e com pena minha, não acredito mesmo!